Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PSICOMOTRICIDADE COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA O MULTILETRAMENTO: UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO.

Palavra-chaves: PSICOMOTRICIDADE, MULTILETRAMENTO, EDUCAÇÃO POPULAR, PRÁTICA EDUCATIVA, CAMPO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80757
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1747
    "inscrito_id" => 3942
    "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA O MULTILETRAMENTO: UMA PROPOSTA  PARA EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO."
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO FAZ UMA ABORDAGEM  A RESPEITO DA PSICOMOTRICIDADE COMO UMA CONDI??O PARA SE CONSTRUIR O  MULTI LETRAMENTO ATRAV?S DE ATIVIDADES  REALIZADAS  PELA PR?TICA DOCENTE USANDO  PRINCIPALMENTE  COMO  INSTRUMENTO  A M?SICA PARA POR O CORPO EM MOVIMENTO  EM UMA TURMA DO S?TIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  DA ESCOLA ESTADUAL DE E. F. M. ARNALDO MAROJA, SITUADA NO ASSENTAMENTO DO GRANDE ALAGAMAR NO MUNIC?PIO  DE SALGADO DE S?O F?LIX.  CONSIDERANDO-SE A REALIDADE DA EDUCA??O BRASILEIRA N?O SER T?O  PLAUS?VEL, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO DA    EDUCA??O POPULAR DO CAMPO,  PODENDO-SE  ABORDAR  A ESTRUTURA B?SICA DO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM  OU SEJA, DOS  PROBLEMAS DE ACESSO, DOS OBST?CULOS  E AS DIFICULDADES  PARA SE DESENVOLVER APRENDIZAGEM E  ATINGIRMOS UM BOM RESULTADO NA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E DA ESCRITA.  PARA ISSO,  ? PAPEL DA ESCOLA  ATINGIR    LETRAMENTOS M?LTIPLOS,  ATRAV?S  DE DIVERSAS LINGUAGENS, INCLUSIVE,   PODENDO COMO TER COMO APOIO PEDAG?GICO A PR?TICA DA PSICOMOTRICIDADE ATRAV?S DO RECURSO DA  MUSICALIDADE  COMO UM DOS   G?NEROS DISCURSIVO E PSICOMOTOR  COMO UMA CONDI??O PARA  SE DESENVOLVER A COGNI??O INTELECTUAL ATRAV?S DO USO DO TEXTO ORAL ( CANTADO ) E ESCRITO. NESTE CASO, USAMOS  A M?SICA DO ? HINO DE ALAGAMAR , POR SE TRATAR DE UM POEMA DE CORDEL  QUE TEM COMO RITMO MUSICAL  O DA    ?CIRANDA ?, DAN?A   CULTURAL QUE EXIGE DOS PARTICIPANTES  O DESENVOLVIMENTO  MOTOR  DO ESQUEMA  CORPORAL, ASSIM COMO : TONICIDADE, EQUIL?BRIO, RITMO, ORIENTA??O ESPA?O-TEMPO, LATERALIDADE, ETC.,  COMO  PR?TICA PREVENTIVA  E   EDUCATIVA"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, MULTILETRAMENTO, EDUCAÇÃO POPULAR, PRÁTICA  EDUCATIVA, CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID3942_17092021174017.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUIS CARLOS"
    "autor_email" => "prof.carlinhopaulino@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80757
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1747
    "inscrito_id" => 3942
    "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA O MULTILETRAMENTO: UMA PROPOSTA  PARA EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO."
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO FAZ UMA ABORDAGEM  A RESPEITO DA PSICOMOTRICIDADE COMO UMA CONDI??O PARA SE CONSTRUIR O  MULTI LETRAMENTO ATRAV?S DE ATIVIDADES  REALIZADAS  PELA PR?TICA DOCENTE USANDO  PRINCIPALMENTE  COMO  INSTRUMENTO  A M?SICA PARA POR O CORPO EM MOVIMENTO  EM UMA TURMA DO S?TIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  DA ESCOLA ESTADUAL DE E. F. M. ARNALDO MAROJA, SITUADA NO ASSENTAMENTO DO GRANDE ALAGAMAR NO MUNIC?PIO  DE SALGADO DE S?O F?LIX.  CONSIDERANDO-SE A REALIDADE DA EDUCA??O BRASILEIRA N?O SER T?O  PLAUS?VEL, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO DA    EDUCA??O POPULAR DO CAMPO,  PODENDO-SE  ABORDAR  A ESTRUTURA B?SICA DO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM  OU SEJA, DOS  PROBLEMAS DE ACESSO, DOS OBST?CULOS  E AS DIFICULDADES  PARA SE DESENVOLVER APRENDIZAGEM E  ATINGIRMOS UM BOM RESULTADO NA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E DA ESCRITA.  PARA ISSO,  ? PAPEL DA ESCOLA  ATINGIR    LETRAMENTOS M?LTIPLOS,  ATRAV?S  DE DIVERSAS LINGUAGENS, INCLUSIVE,   PODENDO COMO TER COMO APOIO PEDAG?GICO A PR?TICA DA PSICOMOTRICIDADE ATRAV?S DO RECURSO DA  MUSICALIDADE  COMO UM DOS   G?NEROS DISCURSIVO E PSICOMOTOR  COMO UMA CONDI??O PARA  SE DESENVOLVER A COGNI??O INTELECTUAL ATRAV?S DO USO DO TEXTO ORAL ( CANTADO ) E ESCRITO. NESTE CASO, USAMOS  A M?SICA DO ? HINO DE ALAGAMAR , POR SE TRATAR DE UM POEMA DE CORDEL  QUE TEM COMO RITMO MUSICAL  O DA    ?CIRANDA ?, DAN?A   CULTURAL QUE EXIGE DOS PARTICIPANTES  O DESENVOLVIMENTO  MOTOR  DO ESQUEMA  CORPORAL, ASSIM COMO : TONICIDADE, EQUIL?BRIO, RITMO, ORIENTA??O ESPA?O-TEMPO, LATERALIDADE, ETC.,  COMO  PR?TICA PREVENTIVA  E   EDUCATIVA"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, MULTILETRAMENTO, EDUCAÇÃO POPULAR, PRÁTICA  EDUCATIVA, CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA117_ID3942_17092021174017.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUIS CARLOS"
    "autor_email" => "prof.carlinhopaulino@gmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO FAZ UMA ABORDAGEM A RESPEITO DA PSICOMOTRICIDADE COMO UMA CONDI??O PARA SE CONSTRUIR O MULTI LETRAMENTO ATRAV?S DE ATIVIDADES REALIZADAS PELA PR?TICA DOCENTE USANDO PRINCIPALMENTE COMO INSTRUMENTO A M?SICA PARA POR O CORPO EM MOVIMENTO EM UMA TURMA DO S?TIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL DE E. F. M. ARNALDO MAROJA, SITUADA NO ASSENTAMENTO DO GRANDE ALAGAMAR NO MUNIC?PIO DE SALGADO DE S?O F?LIX. CONSIDERANDO-SE A REALIDADE DA EDUCA??O BRASILEIRA N?O SER T?O PLAUS?VEL, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO DA EDUCA??O POPULAR DO CAMPO, PODENDO-SE ABORDAR A ESTRUTURA B?SICA DO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM OU SEJA, DOS PROBLEMAS DE ACESSO, DOS OBST?CULOS E AS DIFICULDADES PARA SE DESENVOLVER APRENDIZAGEM E ATINGIRMOS UM BOM RESULTADO NA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E DA ESCRITA. PARA ISSO, ? PAPEL DA ESCOLA ATINGIR LETRAMENTOS M?LTIPLOS, ATRAV?S DE DIVERSAS LINGUAGENS, INCLUSIVE, PODENDO COMO TER COMO APOIO PEDAG?GICO A PR?TICA DA PSICOMOTRICIDADE ATRAV?S DO RECURSO DA MUSICALIDADE COMO UM DOS G?NEROS DISCURSIVO E PSICOMOTOR COMO UMA CONDI??O PARA SE DESENVOLVER A COGNI??O INTELECTUAL ATRAV?S DO USO DO TEXTO ORAL ( CANTADO ) E ESCRITO. NESTE CASO, USAMOS A M?SICA DO ? HINO DE ALAGAMAR , POR SE TRATAR DE UM POEMA DE CORDEL QUE TEM COMO RITMO MUSICAL O DA ?CIRANDA ?, DAN?A CULTURAL QUE EXIGE DOS PARTICIPANTES O DESENVOLVIMENTO MOTOR DO ESQUEMA CORPORAL, ASSIM COMO : TONICIDADE, EQUIL?BRIO, RITMO, ORIENTA??O ESPA?O-TEMPO, LATERALIDADE, ETC., COMO PR?TICA PREVENTIVA E EDUCATIVA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.