O PRESENTE ARTIGO FAZ UMA ABORDAGEM A RESPEITO DA PSICOMOTRICIDADE COMO UMA CONDI??O PARA SE CONSTRUIR O MULTI LETRAMENTO ATRAV?S DE ATIVIDADES REALIZADAS PELA PR?TICA DOCENTE USANDO PRINCIPALMENTE COMO INSTRUMENTO A M?SICA PARA POR O CORPO EM MOVIMENTO EM UMA TURMA DO S?TIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL DE E. F. M. ARNALDO MAROJA, SITUADA NO ASSENTAMENTO DO GRANDE ALAGAMAR NO MUNIC?PIO DE SALGADO DE S?O F?LIX. CONSIDERANDO-SE A REALIDADE DA EDUCA??O BRASILEIRA N?O SER T?O PLAUS?VEL, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO DA EDUCA??O POPULAR DO CAMPO, PODENDO-SE ABORDAR A ESTRUTURA B?SICA DO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM OU SEJA, DOS PROBLEMAS DE ACESSO, DOS OBST?CULOS E AS DIFICULDADES PARA SE DESENVOLVER APRENDIZAGEM E ATINGIRMOS UM BOM RESULTADO NA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DA LEITURA E DA ESCRITA. PARA ISSO, ? PAPEL DA ESCOLA ATINGIR LETRAMENTOS M?LTIPLOS, ATRAV?S DE DIVERSAS LINGUAGENS, INCLUSIVE, PODENDO COMO TER COMO APOIO PEDAG?GICO A PR?TICA DA PSICOMOTRICIDADE ATRAV?S DO RECURSO DA MUSICALIDADE COMO UM DOS G?NEROS DISCURSIVO E PSICOMOTOR COMO UMA CONDI??O PARA SE DESENVOLVER A COGNI??O INTELECTUAL ATRAV?S DO USO DO TEXTO ORAL ( CANTADO ) E ESCRITO. NESTE CASO, USAMOS A M?SICA DO ? HINO DE ALAGAMAR , POR SE TRATAR DE UM POEMA DE CORDEL QUE TEM COMO RITMO MUSICAL O DA ?CIRANDA ?, DAN?A CULTURAL QUE EXIGE DOS PARTICIPANTES O DESENVOLVIMENTO MOTOR DO ESQUEMA CORPORAL, ASSIM COMO : TONICIDADE, EQUIL?BRIO, RITMO, ORIENTA??O ESPA?O-TEMPO, LATERALIDADE, ETC., COMO PR?TICA PREVENTIVA E EDUCATIVA