ESTE RELATO, INFORMA AS EXPERI?NCIAS ACERCA DE UMA OFICINA DE GEOLOGIA PLANEJADA PELOS DISCENTES DO 7? PER?ODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFCAT DA DISCIPLINA DE EST?GIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III. A PROPOSTA FOI DIRECIONADA ? TURMA DE 7? ANO DO INSTITUTO DE EDUCA??O MATILDE MARGON VAZ, SITUADO EM CATAL?O (GO). O OBJETIVO DO TRABALHO FOI O DE APRESENTAR AOS ALUNOS E PROFESSORES NOVAS FORMAS DE APREENDER GEOGRAFIA, ESPECIALMENTE POR MEIO DE DID?TICAS DIN?MICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCA??O B?SICA. NO CASO DESSE INFORME, PRIMOU-SE RELATAR E DESCREVER A EXPERI?NCIA DOCENTE, NOTADAMENTE, O USO DO L?DICO, A FIM DE ELUCIDAR COM MAIOR CLAREZA AS TRANSFORMA??ES FRENTE AO ESPA?O GEOGR?FICO E COTIDIANO DOS ALUNOS. A OFICINA FOI PLANEJADA EM TR?S AULAS BASEADAS NA T?CNICA EXPOSITIVO-DIAL?GICA, SEGUNDO O MODELO DOS DI?LOGOS SOCR?TICOS, CONSISTINDO EM UMA PESQUISA QUALITATIVA E DE CAMPO. COMO RESULTADOS OBTEVE-SE UM APORTE A MEDIA??O L?DICA, QUE FOI CONTEMPLADA PELA MATURA??O DOS CONHECIMENTOS PR?-EXISTENTES DOS ALUNOS EM CONCILIA??O COM O CONTE?DO DO CURR?CULO E O VIVIDO E PERCEBIDO DO ALUNO EM SEU ESPA?O DE VIV?NCIA, SENDO ESTE, A PR?PRIA CIDADE DE CATAL?O. RESSALTA-SE QUE A INICIATIVA UTILIZADA SE DEMONSTROU EFICAZ POIS HOUVE PARTICIPA??O MASSIVA POR PARTE DOS ALUNOS, OS QUAIS AO INTERAGIREM COM OS TEMAS DEBATIDOS, ASSUMINDO A CONSTRU??O DO PR?PRIO CONHECIMENTO COM AUTONOMIA E DESTREZA.