AS PRÁTICAS DE AUTOMUTILAÇÃO NAS ESCOLAS: REFLEXÕES
A PARTIR DA PSICANÁLISE LACANIANA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79655 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 303 "inscrito_id" => 1838 "titulo" => """ AS PRÁTICAS DE AUTOMUTILAÇÃO NAS ESCOLAS: REFLEXÕES \r\n A PARTIR DA PSICANÁLISE LACANIANA """ "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA LEITURA LACANIANA SOBRE AS PRÁTICAS DE AUTOMUTILAÇÃO NA ESCOLA. TRATA-SE DE UM TEXTO DE NATUREZA ENSAÍSTICA, ATRAVÉS DO QUAL SERÃO PROPOSTAS REFLEXÕES SOBRE ESTE FENÔMENO A PARTIR DA CONCEPÇÃO LACANIANA DE ACTING OUT, ONDE IREMOS PROBLEMATIZAR AS RELAÇÕES DA AUTOMUTILAÇÃO COM A ANGÚSTIA, A ADOLESCÊNCIA E O FEMININO. PARA A PSICANÁLISE, A AUTOMUTILAÇÃO É, A PRIORI, COMPREENDIDA COMO UM MODO DE SUBJETIVAÇÃO, UMA FORMA QUE O SUJEITO ENCONTRA PARA DIZER AQUILO QUE ESTÁ ENCOBERTO QUANDO, NA DIFICULDADE DE UTILIZAR O RECURSO DA PALAVRA, LESIONA A SI MESMO, DEIXANDO MARCAS EXPOSTAS NO CORPO; TAMBÉM É UM ATO QUE FUNCIONA COMO UM MODO DE ESTABILIZAÇÃO FRENTE AO MAL-ESTAR, EM QUE A PALAVRA NÃO DITA BUSCA SIGNIFICADO E ANCORAMENTO NO CORPO QUE, POR SUA VEZ, É O PORTA-VOZ DO SEU SOFRIMENTO PSÍQUICO. ALÉM DISSO, A AUTOMUTILAÇÃO É MAIS PRATICADA POR SUJEITOS FEMININOS NA FAIXA ETÁRIA DA ADOLESCÊNCIA, ONDE UMA ANGÚSTIA DEVASTADORA CONVERTE-SE EM SINTOMAS, QUE SÃO DIRECIONADOS AO CORPO. ANCORADOS NO CONCEITO LACANIANO DE ACTING OUT, COMPREENDEMOS A AUTOMUTILAÇÃO COMO UMA MENSAGEM QUE O SUJEITO ENDEREÇA AO OUTRO, COMO UM PEDIDO DE SOCORRO. CONSEQUENTEMENTE, PROPOMOS AQUI UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DA AUTOMUTILAÇÃO, CONTRAPONDO-SE AO MODELO BIOMÉDICO PREDOMINANTE, CONVIDANDO OS EDUCADORES A PENSAR SOBRE ESSE FENÔMENO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA QUE NÃO PATOLOGIZE, ROTULE E NEM EXCLUA ESSES SUJEITOS, ATITUDES QUE, ALÉM DE CULPABILIZÁ-LOS PELO SEU PRÓPRIO SOFRIMENTO PSÍQUICO, DIFICULTA A BUSCA DE AJUDA E AGRAVA ESSA QUESTÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "AUTOMUTILAÇÃO,, ANGÚSTIA,, ACTING OUT,, ESCOLA,, PSICANÁLISE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID1838_19072021014101.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO ALMEIDA" "autor_email" => "rodrigoalmeidapsi@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79655 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 303 "inscrito_id" => 1838 "titulo" => """ AS PRÁTICAS DE AUTOMUTILAÇÃO NAS ESCOLAS: REFLEXÕES \r\n A PARTIR DA PSICANÁLISE LACANIANA """ "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA LEITURA LACANIANA SOBRE AS PRÁTICAS DE AUTOMUTILAÇÃO NA ESCOLA. TRATA-SE DE UM TEXTO DE NATUREZA ENSAÍSTICA, ATRAVÉS DO QUAL SERÃO PROPOSTAS REFLEXÕES SOBRE ESTE FENÔMENO A PARTIR DA CONCEPÇÃO LACANIANA DE ACTING OUT, ONDE IREMOS PROBLEMATIZAR AS RELAÇÕES DA AUTOMUTILAÇÃO COM A ANGÚSTIA, A ADOLESCÊNCIA E O FEMININO. PARA A PSICANÁLISE, A AUTOMUTILAÇÃO É, A PRIORI, COMPREENDIDA COMO UM MODO DE SUBJETIVAÇÃO, UMA FORMA QUE O SUJEITO ENCONTRA PARA DIZER AQUILO QUE ESTÁ ENCOBERTO QUANDO, NA DIFICULDADE DE UTILIZAR O RECURSO DA PALAVRA, LESIONA A SI MESMO, DEIXANDO MARCAS EXPOSTAS NO CORPO; TAMBÉM É UM ATO QUE FUNCIONA COMO UM MODO DE ESTABILIZAÇÃO FRENTE AO MAL-ESTAR, EM QUE A PALAVRA NÃO DITA BUSCA SIGNIFICADO E ANCORAMENTO NO CORPO QUE, POR SUA VEZ, É O PORTA-VOZ DO SEU SOFRIMENTO PSÍQUICO. ALÉM DISSO, A AUTOMUTILAÇÃO É MAIS PRATICADA POR SUJEITOS FEMININOS NA FAIXA ETÁRIA DA ADOLESCÊNCIA, ONDE UMA ANGÚSTIA DEVASTADORA CONVERTE-SE EM SINTOMAS, QUE SÃO DIRECIONADOS AO CORPO. ANCORADOS NO CONCEITO LACANIANO DE ACTING OUT, COMPREENDEMOS A AUTOMUTILAÇÃO COMO UMA MENSAGEM QUE O SUJEITO ENDEREÇA AO OUTRO, COMO UM PEDIDO DE SOCORRO. CONSEQUENTEMENTE, PROPOMOS AQUI UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DA AUTOMUTILAÇÃO, CONTRAPONDO-SE AO MODELO BIOMÉDICO PREDOMINANTE, CONVIDANDO OS EDUCADORES A PENSAR SOBRE ESSE FENÔMENO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA QUE NÃO PATOLOGIZE, ROTULE E NEM EXCLUA ESSES SUJEITOS, ATITUDES QUE, ALÉM DE CULPABILIZÁ-LOS PELO SEU PRÓPRIO SOFRIMENTO PSÍQUICO, DIFICULTA A BUSCA DE AJUDA E AGRAVA ESSA QUESTÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "AUTOMUTILAÇÃO,, ANGÚSTIA,, ACTING OUT,, ESCOLA,, PSICANÁLISE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID1838_19072021014101.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO ALMEIDA" "autor_email" => "rodrigoalmeidapsi@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }