O PRESENTE ESTUDO SE PROPÕE ANALISAR O LIVRO MEU CRESPO É DE RAINHA, DE BELL HOOKS, E SUA REVERBERAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA. ESSE OBJETIVO GERAL SE DESDOBRA EM TRÊS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: COMPREENDER AS NUANCES DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA NEGRA A PARTIR DOS ELEMENTOS E FORMAS PRESENTES NA LITERATURA INFANTIL; DESTACAR O CABELO CRESPO COMO ELEMENTO DE EMPODERAMENTO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA REPRESENTADO NO LIVRO MEU CRESPO É DE RAINHA; PROBLEMATIZAR A INSERÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO ESPAÇO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA NEGRA. A PESQUISA SE CONFIGURA COMO BIBLIOGRÁFICA PORQUE É UM TIPO DE PESQUISA QUE ENGLOBA VIGILÂNCIA EPISTEMOLÓGICA, OBSERVAÇÃO E ACUIDADE NA ESCOLHA E NA CONDUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS. ELEGEU-SE DUAS CATEGORIAS DE ANÁLISE: “MEU CRESPO É DE RAINHA” (1) E “A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE” (2) PARA FAZER A REFLEXÃO ACERCA DA RELAÇÃO LITERATURA INFANTIL E CRIANÇA NEGRA, E SOBRE A POTENCIALIDADE DESSA RELAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES PARA A DESINTEGRAÇÃO DA COLONIALIDADE DOS CORPOS. DESSA REFLEXÃO DEPREENDE-SE QUE AS INFÂNCIAS DAS CRIANÇAS NEGRAS PRECISAM SER BANHADAS POR LIVROS DE LITERATURA INFANTIL COMO O MEU CRESPO É DE RAINHA NA ESCOLA. ESSAS LEITURAS CONTRIBUIRÃO NO DESENVOLVIMENTO DO IMAGINÁRIO DA CRIANÇA, ELA PODERÁ SE VER REPRESENTADA E AFIRMAR SUA IDENTIDADE DE CRIANÇA NEGRA, SER MOBILIZADA A SONHAR EM SER O QUE QUISER À MEDIDA QUE SE RECONHECE NOS PERSONAGENS NEGROS QUE, POR SUA VEZ, ATIVAM SONHOS E BELEZAS.