AULAS REMOTAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80379 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1233 "inscrito_id" => 1213 "titulo" => "AULAS REMOTAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "A FORÇADA OFERTA DO ENSINO REMOTO, POR CONSEQUÊNCIA DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PROVOCADA PELA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS A PARTIR DE MARÇO DE 2020, VEM DESPERTANDO INQUIETAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES TEM ENFRENTADO PARA DESENVOLVER SUAS AULAS. TENDO COMO PONTO DE REFERÊNCIA ESSA REALIDADE SOCIAL E EDUCACIONAL, ESSE ARTIGO PARTE DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: DE QUE MANEIRA AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PODEM SER DESENVOLVIDAS NO ENSINO REMOTO? OBJETIVA-SE, PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA IMPLEMENTAR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO REMOTO. ESSE ESTUDO É UMA SEQUÊNCIA DA PESQUISA APRESENTADA NO E-BOOK “RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS DIANTE DAS INCERTEZAS NA EDUCAÇÃO APÓS PANDEMIA”. A ABORDAGEM DA PESQUISA SEGUE AS ORIENTAÇÕES DE UM ESTUDO QUALITATIVO, SEGUINDO OS CRITÉRIOS DE UMA PESQUISA PROPOSITIVA, OFERECENDO AO PROFESSOR UM MODELO DE ATIVIDADE ADAPTÁVEL COM O PERFIL EXPERIMENTAL POSSÍVEL DE SER EXECUTADA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA AS TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS TENDO COMO ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA O MÉTODO PRAGMÁTICO – MP. O SEQUENCIAMENTO DA PESQUISA POSSIBILITOU NOVAS REFLEXÕES A PARTIR DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DURANTE ESSES DOIS ANOS DE AULAS REMOTAS, OS DOCENTES PONTUARAM A NECESSIDADE DE [RE]PLANEJAR E [RE]CONSTRUIR NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AULA REMOTA, ATIVIDADE EXPERIMENTAL, ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID1213_03122021144825.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUIZ MARINHO" "autor_email" => "marinhoaluiz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80379 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1233 "inscrito_id" => 1213 "titulo" => "AULAS REMOTAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "A FORÇADA OFERTA DO ENSINO REMOTO, POR CONSEQUÊNCIA DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PROVOCADA PELA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS A PARTIR DE MARÇO DE 2020, VEM DESPERTANDO INQUIETAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES TEM ENFRENTADO PARA DESENVOLVER SUAS AULAS. TENDO COMO PONTO DE REFERÊNCIA ESSA REALIDADE SOCIAL E EDUCACIONAL, ESSE ARTIGO PARTE DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: DE QUE MANEIRA AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PODEM SER DESENVOLVIDAS NO ENSINO REMOTO? OBJETIVA-SE, PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA IMPLEMENTAR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO REMOTO. ESSE ESTUDO É UMA SEQUÊNCIA DA PESQUISA APRESENTADA NO E-BOOK “RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS DIANTE DAS INCERTEZAS NA EDUCAÇÃO APÓS PANDEMIA”. A ABORDAGEM DA PESQUISA SEGUE AS ORIENTAÇÕES DE UM ESTUDO QUALITATIVO, SEGUINDO OS CRITÉRIOS DE UMA PESQUISA PROPOSITIVA, OFERECENDO AO PROFESSOR UM MODELO DE ATIVIDADE ADAPTÁVEL COM O PERFIL EXPERIMENTAL POSSÍVEL DE SER EXECUTADA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA AS TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS TENDO COMO ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA O MÉTODO PRAGMÁTICO – MP. O SEQUENCIAMENTO DA PESQUISA POSSIBILITOU NOVAS REFLEXÕES A PARTIR DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DURANTE ESSES DOIS ANOS DE AULAS REMOTAS, OS DOCENTES PONTUARAM A NECESSIDADE DE [RE]PLANEJAR E [RE]CONSTRUIR NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AULA REMOTA, ATIVIDADE EXPERIMENTAL, ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID1213_03122021144825.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUIZ MARINHO" "autor_email" => "marinhoaluiz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }