A FORÇADA OFERTA DO ENSINO REMOTO, POR CONSEQUÊNCIA DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PROVOCADA PELA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS A PARTIR DE MARÇO DE 2020, VEM DESPERTANDO INQUIETAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES TEM ENFRENTADO PARA DESENVOLVER SUAS AULAS. TENDO COMO PONTO DE REFERÊNCIA ESSA REALIDADE SOCIAL E EDUCACIONAL, ESSE ARTIGO PARTE DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: DE QUE MANEIRA AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PODEM SER DESENVOLVIDAS NO ENSINO REMOTO? OBJETIVA-SE, PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA IMPLEMENTAR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO REMOTO. ESSE ESTUDO É UMA SEQUÊNCIA DA PESQUISA APRESENTADA NO E-BOOK “RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS DIANTE DAS INCERTEZAS NA EDUCAÇÃO APÓS PANDEMIA”. A ABORDAGEM DA PESQUISA SEGUE AS ORIENTAÇÕES DE UM ESTUDO QUALITATIVO, SEGUINDO OS CRITÉRIOS DE UMA PESQUISA PROPOSITIVA, OFERECENDO AO PROFESSOR UM MODELO DE ATIVIDADE ADAPTÁVEL COM O PERFIL EXPERIMENTAL POSSÍVEL DE SER EXECUTADA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA AS TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS TENDO COMO ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA O MÉTODO PRAGMÁTICO – MP. O SEQUENCIAMENTO DA PESQUISA POSSIBILITOU NOVAS REFLEXÕES A PARTIR DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DURANTE ESSES DOIS ANOS DE AULAS REMOTAS, OS DOCENTES PONTUARAM A NECESSIDADE DE [RE]PLANEJAR E [RE]CONSTRUIR NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES.