O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA CLASSE MULTISSERIADA DAS SÉRIES INICIAIS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL NO ANO DE 2016. O OBJETIVO DESTE TEXTO É RELATAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ASPECTOS METODOLÓGICOS SOBRE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DOS ALUNOS, BEM COMO NOS ASPECTOS DE LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. O PRESENTE TEXTO ESTÁ EMBASADO METODOLOGICAMENTE NA TÉCNICA DE PESQUISA: OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, REALIZADA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA. OS PARTICIPANTES FORAM ALUNOS DO 1º, 2º E 3º DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉRIES INICIAIS, TURMA MULTISSERIADA. AS ATIVIDADES REALIZADAS FORAM: PRODUÇÃO DE PEQUENOS TEXTOS SOBRE SUAS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO ENQUANTO SUJEITOS DO CAMPO E LEITURA DOS TEXTOS PRODUZIDOS, LEITURA DE LITERATURAS INFANTIS E RELATOS DA COMPREENSÃO DOS TEXTOS LIDOS E RESOLUÇÃO DE DIAGRAMA SOBRE FRUTAS REGIONAIS. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRAM QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CAMPO SOBRE ALFABETIZAÇÃO JUNTO COM O LETRAMENTO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. VISTO QUE, MUITOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO TÊM DIFICULDADES EM LER, ESCREVER CORRETAMENTE E SE APROPRIAR DO QUE SE LÊ. OBSERVOU-SE QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PROPORCIONARAM AOS EDUCANDOS O MELHORAMENTO EDUCACIONAL, ALÉM DE DESPERTAR O ENTUSIASMO E SATISFAÇÃO NOS ALUNOS POR SEREM ATIVIDADES RELACIONADAS COM A REALIDADE DO CAMPO.