A INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ALÉM DE NECESSÁRIA É GARANTIDA POR LEI, PORÉM, MUITOS DESAFIOS PERPASSAM ESSE CAMINHO. AS SOLUÇÕES ADOTADAS SÃO MUITAS VEZES ENGESSADAS E INDIVIDUALISTAS, QUE ACABAM POR EXCLUIR AINDA MAIS. ATRAVÉS DISSO, NOVAS ESTRATÉGIAS TAIS COMO A TUTORIA POR PARES, ENSINO COLABORATIVO E ENSINO DIFERENCIADO FORAM PENSADAS PARA FORNECER NOVAS POSSIBILIDADES DE UMA INCLUSÃO QUE DEIXA DE SER UNITÁRIA PARA SER PENSADA COMO ALGO POSITIVO A TODOS OS ALUNOS DA CLASSE. PARTINDO DISSO, OPTOU-SE POR OBJETIVO GERAL DESTACAR ESSAS ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ADOTOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PAUTADA EM ARGUIS (2002), CAPELLINI E ZERBATO (2019), GLAT E REDIG (2012) E ORRÚ (2017). RESSALTA-SE A NECESSIDADE DE REFLETIR A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, DESENVOLVENDO UM BOM APROFUNDAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO, ASSIM COMO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR PARA ALCANÇAR O SUCESSO ESCOLAR.