QUANDO SE VERIFICA A AUSÊNCIA DE QUALIDADE NO SISTEMA EDUCACIONAL, A MUDANÇA CURRICULAR É ADOTADA COMO UMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, VISANDO MELHORAR O PROBLEMA PRINCIPALMENTE COM CONTEÚDO E METODOLOGIA DE ENSINO. DIANTE DISSO, AS BASES NACIONAIS CURRICULARES (BNC) SÃO DOCUMENTOS NORMATIVOS QUE ESTABELECEM OS PROCESSOS PROGRESSIVOS DE APRENDIZAGENS QUE TODOS OS ESTUDANTES PRECISAM DESENVOLVER NO DECORRER DAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, FORNECENDO ORIENTAÇÕES PARA AS ELABORAÇÕES DOS CURRÍCULOS, VISTO QUE SÃO ESTES QUE ENVOLVEM ASPECTOS MAIS AMPLOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO, MATERIAL DIDÁTICO, PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES E AVALIAÇÕES. ASSIM, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR COMPARATIVAMENTE OS DOCUMENTOS REFERENTES AS BASES NACIONAIS CURRICULARES DO BRASIL E PERU, DESCREVENDO OS ASPECTOS PROPOSTOS PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS ESSENCIAIS NA ETAPA DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA SOBRE AS BNC DESSES PAÍSES É RELEVANTE PARA O CAMPO EDUCACIONAL POR SE TRATAR DE UM TEMA AMPLO EM CONSTANTE MUDANÇA, QUE CONSEQUENTEMENTE NÃO AFETA APENAS O CURRÍCULO, MAS TAMBÉM SE ALTERA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS E A FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA DOS DOCENTES. ESTE ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZOU-SE DE ANÁLISE DOCUMENTAL, BASEADO EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, BASES DE DADOS CONFIÁVEIS TAIS COMO: UNESCO, FINALIZANDO COM DOCUMENTOS OFICIAIS E LEGAIS DOS PAÍSES MENCIONADOS, POR EXEMPLO: AS BNC. PORTANTO, AO CONHECER AS SEMELHANÇAS E DISSEMELHANÇAS NAS BASES NACIONAIS CURRICULARES, PERMITIU EVIDENCIAR AS TENDÊNCIAS E ORIENTAÇÕES DE PADRONIZAÇÃO CURRICULAR, COMO BASES DESCRITIVAS DO QUE SE NECESSITA ENSINAR E APRENDER NO ENSINO MÉDIO.