A SUSPENS?O DAS AULAS PRESENCIAIS IMPOSTAS PELA NECESSIDADE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL, OCASIONADA PELA PANDEMIA DO COVID-19, GEROU UMA CERTA PREOCUPA??O COM A SA?DE MENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO B?SICO. COM A DIF?CIL ADAPTA??O AO ENSINO REMOTO E A AUS?NCIA DE VIDA SOCIAL, ALGUNS ALUNOS COME?ARAM A APRESENTAR SINTOMAS COMO ANSIEDADE, DEPRESS?O, IRRITABILIDADE, AL?M DE UMA CERTA DEPEND?NCIA DE REDES SOCIAIS. COM O AVAN?O NA UTILIZA??O DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDCI), ALGUMAS FERRAMENTAS SE APRESENTARAM COMO ESTRAT?GIAS PARA LEVAR CONHECIMENTO E NORTEAR DEBATES, COMO OS PODCASTS. VISTO ISTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PODCAST COMO ESTRAT?GIA PARA ABORDAR O SETEMBRO AMARELO. RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESID?NCIA PEDAG?GICA DE QU?MICA DA UFS PLANEJARAM UM ROTEIRO E CONSTRU?RAM A FERRAMENTA UTILIZANDO O APLICATIVO ZOOM. TEMAS COMO DEPRESS?O, SETEMBRO AMARELO, A??O DE NEUTOTRANSMISSOES E ALGUNS DEPOIMENTOS FORAM ABORDADOS NO PODCAST. ASSIM, O PODCAST PODE SER CONSIDERADA UMA FERRAMENTA NORTEADORA DE CONHECIMENTO, AL?M DE ACESS?VEL E INCLUSIVA.