A EXPERIÊNCIA AQUI TRATADA SE ORIGINOU DE UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE PROPÔS COMO OBJETIVOS,
DESENVOLVER PRÁTICAS RELACIONADAS À LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS, BUSCANDO
CONTRIBUIR NO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS EDUCANDOS, INSPIRADOS NUMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA
PRECONIZADA POR PAULO FREIRE, FAZENDO COM QUE OS EDUCANDOS SEJAM AUTORES DA SUA PRÓPRIA
HISTÓRIA, ASSUMINDO UM PAPEL DE PROTAGONISTAS. O PROJETO FOI REALIZADO TENDO COMO PÚBLICO, UM
GRUPO DE ADOLESCENTES DO PROGRAMA DE ADOLESCENTE APRENDIZ, NA INSTITUIÇÃO SOCIAL REPÚBLICA DE
EMAÚS, LOCALIZADA NO BAIRRO DO BENGUÍ, REGIÃO METROPOLITANA DA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ. A
EXPERIÊNCIA OCORREU COM A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTO JUVENIS CONHECIDAS, E EM DIFERENTES
VERSÕES, PROBLEMATIZANDO-AS, FAZENDO COM QUE OS EDUCANDOS PERCEBESSEM QUE UMA HISTÓRIA
MESMO QUE CONHECIDA PODE SER RECONTADA, E A PARTIR DISSO ELES PODEM SE APROPRIAR E RECONTAR AS
SUAS PRÓPRIAS VERSÕES E ATÉ MESMO CRIAR NOVAS HISTÓRIAS. ADEMAIS, OBSERVOU-SE A ASCENDÊNCIA DA
LINGUAGEM FORMAL E A MELHORIA DE ASPECTOS GRAMATICAIS, CONSTATANDO ASSIM, QUE, COM
PROTAGONISMO E O EXERCÍCIO CONTÍNUO DA PRÁTICA DA ESCRITA, OS EDUCANDOS PODEM ALCANÇAR UMA
QUALIDADE TEXTUAL QUE OS COLOQUE NUM PATAMAR DE COMPETÊNCIA ESCRITORA E NUM NÍVEL
SIGNIFICATIVO DE INSERÇÃO EM SUA COMUNIDADE.