O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR O PROJETO DE ETNOEDUCAÇÃO E DA CÁTEDRA DE ESTUDOS AFROCOLOMBIANOS NO ÂMBITO DA REDE EDUCACIONAL PÚBLICA E PRIVADA COLOMBIANA. E OBSERVAR OS POSSÍVEIS AVANÇOS QUE ESTAS DIRETRIZES TROUXERAM PARA A CONCRETIZAÇÃO DO RECONHECIMENTO HISTÓRICO E VALORIZAÇÃO SOCIAL DOS POVOS INDÍGENAS, AFROCOLOMBIANOS E DOS GRUPOS ÉTNICOS QUE LOCALIZAM-SE EM TERRITÓRIO COLOMBIANO. DESSA FORMA, BUSCOU-SE EXAMINAR OS DOCUMENTOS EXPEDIDOS OFICIALMENTE PELO GOVERNO FEDERAL, PRECISAMENTE AS DIRETRIZES CURRICULARES DA CÁTEDRA DE ESTUDOS AFROCOLOMBIANOS (LINEAMIENTOS PARA LA CÁTEDRA DE ESTUDIOS AFROCOLOMBIANOS), ONDE ENCONTRAMOS OS ORDENAMENTOS AO QUE SE REFERE TAMBÉM À PROPOSTA DE ETNOEDUCAÇÃO. OS DOCUMENTOS FORAM RATIFICADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NO ANO DE 1998 E VIGORAM ATÉ A CONTEMPORANEIDADE NO ANO DE 2021. TRADUZINDO-SE ASSIM, AO MENOS NO ÂMBITO INSTITUCIONAL, COMO UMA PROPOSIÇÃO QUE PRETENDE ALCANÇAR TODA A ESTRUTURA EDUCACIONAL COLOMBIANA. TENDO ESTES ASPECTOS INICIAIS EM CONTA VAMOS USAR COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE WALSH (2003) E ARBELÁEZ E JIMÉNEZ (2008). ESTE TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA DESCRITIVA E UTILIZAMOS PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO PROCEDIMENTO. ANALISAMOS O DOCUMENTO INSTITUCIONAL ELABORADO PELO MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL DA COLÔMBIA, SENDO: A “SERIE LINEAMIENTOS CURRICULARES: CÁTEDRA ESTUDIOS AFROCOLOMBIANOS”, ONDE NOS APOIAMOS FUNDAMENTALMENTE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (1977).