O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ASSESSORAR RESPONSÁVEIS NA ALFABETIZAÇÃO ASSISTIDA ONLINE AOS(AS) FILHOS(AS) NESTA FASE DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. A METODOLOGIA DE PESQUISA ADOTADA FOI A QUALITATIVA DESCRITIVA. COMO REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO QUE FUNDAMENTARAM O TRABALHO, UTILIZOU-SE A ABORDAGEM DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO. A PROPOSTA PEDAGÓGICA FOI APLICADA NOS MESES DE JUNHO E JULHO DE 2020, PERÍODO AGUDO DO ISOLAMENTO SOCIAL PARA AS ESCOLAS, TENDO COMO SUJEITO PESQUISADO, UM MENINO DE QUATRO ANOS QUE NÃO SE ENCONTRAVA NA FASE PRÉ-SILÁBICA. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE SOB ESTE MÉTODO, A CRIANÇA AVANÇOU PARA A FASE PRÉ-SILÁBICA DA ALFABETIZAÇÃO, RECONHECENDO DIVERSAS CONSTRUÇÕES FONÊMICAS, SENDO CAPAZ DE ORGANIZAR, REORGANIZAR E MANIPULAR SONS E LETRAS, FORMANDO NOVAS PALAVRAS DAQUELAS APRESENTADAS INICIALMENTE. DISTINGUIA O SOM DA MENOR UNIDADE FONÊMICA /S/, EM PALAVRAS COM GRAFIAS DIFERENTES, TENDO ATINGIDO 85% DE APROVEITAMENTO AO FINAL DO TRABALHO.