A LITERATURA SEMPRE FEZ PARTE DE NOSSOS PROCESSOS HIST?RICO-SOCIAIS, MESMO ANTES DE ENTRARMOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SEJA PELAS BRINCADEIRAS, COMO AS CANTIGAS DE RODAS OU PELAS HIST?RIAS CONTADAS POR NOSSOS FAMILIARES. DESTA FORMA A LITERATURA INFANTIL E MUITO IMPORTANTE PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, EMOCIONAL E COGNITIVO DAS CRIAN?AS. SE UMA CRIAN?A EST? INSERIDA EM UM AMBIENTE QUE INCENTIVE A LEITURA ESSA CRIAN?A PASSARA A SER UM SUJEITO CAPAZ DE ENFRENTAR DESAFIOS EXISTENTE EM SEU COTIDIANO. O PROJETO ?BIBLIOTECA INTERATIVA CLICAVEL? FOI DESENVOLVIDO EM DUAS CRECHES P?BLICAS DO MUNICIPAL DE JO?O PESSOA, NAS TURMAS DE MATERNAL I E II, CUJOS OBJETIVOS S?O: POSSIBILITAR ACESSO A DIFERENTES G?NEROS LITER?RIOS; EXPANDI OS PENSAMENTOS CRIATIVOS E CR?TICOS DAS CRIAN?AS; DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA; PROPORCIONAR A INTERA??O DA FAM?LIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIAN?AS ATRAV?S DA CONTA??O DE HIST?RIA E AMPLIAR SUA ORALIDADE. PARA O ALCANCE DESSES OBJETIVOS UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO E DE LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO DE AUTORES COMO ALMEIDA, (2008); KLEIMAN, ((2004,); FREIRE, (1984); CUNHA, ((1997), ENTRE OUTROS AUTORES QUE MOSTRAM A IMPORT?NCIA DA LEITURA PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DO INDIV?DUO. POR TANTO PODE-SE CONCLUIR QUE A LEITURA ? DE EXTREMA IMPORT?NCIA PARA A PROMO??O DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO INDIV?DUO, PRINCIPALMENTE DURANTE ESSA PANDEMIA EM QUE VIVEMOS.