O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI REVISAR E DISCUTIR A LITERATURA ACERCA DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. TRATA-SE DE REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA, PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, CONSTITUÍDA A PARTIR DA BUSCA NO PORTAL PERIÓDICOS CAPES E NA BASE SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE DE ARTIGOS, LIVROS E OUTROS MATERIAIS DE REFERÊNCIA PUBLICADOS DENTRO DO CORTE TEMPORAL DE 2020 A 2021. FOI OBSERVADO QUE AS DIFICULDADES DIDÁTICAS E METODOLÓGICAS FORAM UM APRENDIZADO IMPORTANTE SOBRE A NECESSIDADE DE O PROFESSOR DESENVOLVER RECURSOS EM QUE O ALUNO TENHA MAIOR AUTONOMIA DE APRENDIZADO E NA ORIENTAÇÃO DOS SUPORTES NÃO ESCOLARES DA APRENDIZAGEM. COMO GANHOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER A POSSIBILIDADE DE SINERGIAS E TROCAS DE EXPERIÊNCIA PARA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES COMO UM DOS PRINCIPAIS PONTOS FOCAIS DA PANDEMIA. EM TODOS OS CASOS, A VIVENCIA DO ERE EVIDENCIOU AS DISPARIDADES E A FRAGILIDADE DO PENSAMENTO INCLUSIVO, DEMANDANDO ATENÇÃO E SINERGIA CONSTANTE PARA UM CENÁRIO MAIS FAVORÁVEL DE EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA E DEMOCRÁTICA ÀS MINORIAS.