ESTE ARTIGO OBJETIVA DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ATUA OU PRETENDE ATUAR COMO TUTOR EM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR A DISTÂNCIA. POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BASEADA EM AUTORES COMO PÉREZ GÓMEZ (2015), PIMENTA (1996) E MATTAR (2012), PROCURA-SE FOMENTAR, INICIALMENTE, A IMPORTÂNCIA DO DOCENTE ESTAR EM CONSTANTE FORMAÇÃO A FIM DE ACOMPANHAR AS DEMANDAS QUE SURGEM DENTRO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE ENSINO SUPERIOR. EM SEGUIDA, FAZ-SE UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR ENQUANTO TUTOR NOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR, REFORÇANDO A SUA IMPORTÂNCIA ENQUANTO FACILITADOR DO ACESSO AO CONHECIMENTO POR PARTES DOS ESTUDANTES. ESTA PESQUISA REVELA QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO OS PROFESSORES QUE DESEJAM SEGUIR ATUANTES NO ENSINO SUPERIOR, PODEM ENCONTRAR NA TUTORIA UM NOVO CAMINHO PARA A CARREIRA DOCENTE, ESPECIALMENTE NOS TEMPOS ATUAIS, ONDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TEM GANHADO GRANDES PROPORÇÕES GRAÇAS ÀS FACILIDADES QUE ESSA MODALIDADE OFERECE A QUEM DESEJA REALIZAR UM CURSO DE NÍVEL SUPERIOR.