NA CONTEMPORANEIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) ESTÃO SENDO UTILIZADAS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICO–PEDAGÓGICAS PARA GARANTIR A INCLUSÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MANEIRA EFICAZ, AUTÔNOMA E PRODUTIVA. LOGO, OS DOCENTES SÃO DESAFIADOS A REORGANIZAREM PRÁTICAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DOS EDUCANDOS, POIS O USO DAS TDICS TORNOU-SE UM TRAJETO DE INTERAÇÃO SOCIAL E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES, POSSIBILITANDO, NA ESCOLA, UM MEIO DE CONSTRUIR CONHECIMENTOS E TROCAR EXPERIÊNCIAS. ASSIM, ESSA PESQUISA TEM COMO PROPÓSITO COMPREENDER OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO QUE DIZ RESPEITO ÀS TDICS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. SEGUINDO ESSE RACIOCÍNIO, DEFINIU-SE O PROBLEMA QUE NORTEIA ESTA PESQUISA: QUAIS OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DA EJA EM RELAÇÃO AO USO DAS TDICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? DIANTE DA SEGUINTE QUESTÃO PENSOU-SE NOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR PESQUISAS E REFERÊNCIAS SOBRE O OBJETO DE ESTUDO; VERIFICAR OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DA EJA ATRAVÉS DAS SUAS NARRAÇÕES; E DESCREVER SEUS RELATOS. UTILIZA-SE A PESQUISA NARRATIVA COMO PROCEDIMENTO DE PRODUÇÃO DOS DADOS. PONTUAMOS ALGUNS TEÓRICOS, COMO: MORAN (2005, 2006); TARJA (2012) E OUTROS, PARA ATENDER AOS OBJETIVOS PROPOSTOS E AO PROBLEMA LEVANTADO. POR FIM, PERCEBE-SE QUE APESAR DOS DESAFIOS APRESENTADOS, COMO A FALTA DE ESTRUTURA ESCOLAR E INTERNET DE QUALIDADE, OS PROFESSORES CONTRIBUEM NA ESTIMULAÇÃO DOS SEUS ALUNOS UTILIZANDO AS TDICS. O PÚBLICO DA EJA APRESENTAM PARTICULARIDADES, E OS DOCENTES AS COMPREENDEM, BUSCANDO DESENVOLVER HABILIDADES E REALIZANDO CURSOS DE MANEIRA INDIVIDUAL, COM SEUS RECURSOS.