ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA AMBIENTAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79610 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 1269 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA AMBIENTAL" "resumo" => "PARTINDO DA AN?LISE COMPORTAMENTAL DO ALUNO, PERCEBEU-SE A NECESSIDADE EM SE TRABALHAR A TEM?TICA DA EDUCA??O AMBIENTAL, FOCANDO NO DESENVOLVIMENTO DE PR?TICAS CONSCIENTES E SUSTENT?VEIS, BASEADOS NOS CONTE?DOS DE QU?MICA. EM CONSON?NCIA COM A PROPOSTA PEDAG?GICA DA ESCOLA, DE APRIMORAMENTO DA LEITURA E ESCRITA, CONSIDERANDO O CEN?RIO DE AULAS REMOTAS, SURGIU A IDEIA DE DESENVOLVER UM MINICONGRESSO VOLTADO PARA O ENSINO M?DIO, CONSCIENTIZANDO QUANTO ? IMPORT?NCIA DA EDUCA??O AMBIENTAL, TRABALHO COLETIVO, COOPERA??O E PROTAGONISMO DOS ALUNOS. O MESMO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE ? PB, EM DOIS BIMESTRES, DE FORMA REMOTA. INICIALMENTE AVERIGOU-SE O CONHECIMENTO EXISTENTE SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCA??O AMBIENTAL, ATRAV?S DE DESENHOS E PRODU??O TEXTUAL, SEQUENCIANDO COM TRABALHO SENSIBILIZADOR, ATRAV?S DE V?DEOS E DEBATE COM CONVIDADOS. EM SEGUIDA, APRESENTAMOS A PROPOSTA DO CONGRESSO, EXPLICANDO-O PARA QUE TIVESSEM A DIMENS?O REAL DO QUE IRIAM DESENVOLVER. O EDITAL CONTAVA COM NORMAS E TR?S CATEGORIAS PARA A ELABORA??O DOS TRABALHOS: AMBIENTE NATURAL, AMBIENTE SOCIAL E AMBIENTE ESCOLAR. OS GRUPOS ELEGERAM SEUS TEMAS, ESPONTANEAMENTE ESCOLHERAM SUAS FUN??ES, QUANTO ? LEITURA E ESCRITA OCORRIAM NAS AULAS DE REDA??O. A APRESENTA??O ORAL DOS GRUPOS, ACONTECEU NA PLATAFORMA GOOGLE MEET, FORAM CONVIDADOS PARA PRESTIGIAR O EVENTO PROFESSORES, GEST?O, ALUNADO E OS PAIS. NO MOMENTO DE APRESENTA??O FOI ESTABELECIDA UMA INTERA??O ENTRE TODOS, POSSIBILITANDO UMA RELA??O DE COMPLEMENTARIDADE E APRENDIZAGEM. AS FALHAS DE LEITURA E ESCRITA FORAM MELHORADAS, DE FORMA PRAZEROSA. PODE-SE AFIRMAR QUE TIVEMOS RESULTADOS SATISFAT?RIOS. ONDE O MAIS SIGNIFICATIVO FOI O RESPEITO DE OPINI?ES E LA?OS ESTABELECIDOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO REMOTO, MINICONGRESSO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA114_ID1269_12072021202257.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MARQUES SOUSA E SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE MARQUES" "autor_email" => "vivianemarxsousa@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79610 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 1269 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA AMBIENTAL" "resumo" => "PARTINDO DA AN?LISE COMPORTAMENTAL DO ALUNO, PERCEBEU-SE A NECESSIDADE EM SE TRABALHAR A TEM?TICA DA EDUCA??O AMBIENTAL, FOCANDO NO DESENVOLVIMENTO DE PR?TICAS CONSCIENTES E SUSTENT?VEIS, BASEADOS NOS CONTE?DOS DE QU?MICA. EM CONSON?NCIA COM A PROPOSTA PEDAG?GICA DA ESCOLA, DE APRIMORAMENTO DA LEITURA E ESCRITA, CONSIDERANDO O CEN?RIO DE AULAS REMOTAS, SURGIU A IDEIA DE DESENVOLVER UM MINICONGRESSO VOLTADO PARA O ENSINO M?DIO, CONSCIENTIZANDO QUANTO ? IMPORT?NCIA DA EDUCA??O AMBIENTAL, TRABALHO COLETIVO, COOPERA??O E PROTAGONISMO DOS ALUNOS. O MESMO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE ? PB, EM DOIS BIMESTRES, DE FORMA REMOTA. INICIALMENTE AVERIGOU-SE O CONHECIMENTO EXISTENTE SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCA??O AMBIENTAL, ATRAV?S DE DESENHOS E PRODU??O TEXTUAL, SEQUENCIANDO COM TRABALHO SENSIBILIZADOR, ATRAV?S DE V?DEOS E DEBATE COM CONVIDADOS. EM SEGUIDA, APRESENTAMOS A PROPOSTA DO CONGRESSO, EXPLICANDO-O PARA QUE TIVESSEM A DIMENS?O REAL DO QUE IRIAM DESENVOLVER. O EDITAL CONTAVA COM NORMAS E TR?S CATEGORIAS PARA A ELABORA??O DOS TRABALHOS: AMBIENTE NATURAL, AMBIENTE SOCIAL E AMBIENTE ESCOLAR. OS GRUPOS ELEGERAM SEUS TEMAS, ESPONTANEAMENTE ESCOLHERAM SUAS FUN??ES, QUANTO ? LEITURA E ESCRITA OCORRIAM NAS AULAS DE REDA??O. A APRESENTA??O ORAL DOS GRUPOS, ACONTECEU NA PLATAFORMA GOOGLE MEET, FORAM CONVIDADOS PARA PRESTIGIAR O EVENTO PROFESSORES, GEST?O, ALUNADO E OS PAIS. NO MOMENTO DE APRESENTA??O FOI ESTABELECIDA UMA INTERA??O ENTRE TODOS, POSSIBILITANDO UMA RELA??O DE COMPLEMENTARIDADE E APRENDIZAGEM. AS FALHAS DE LEITURA E ESCRITA FORAM MELHORADAS, DE FORMA PRAZEROSA. PODE-SE AFIRMAR QUE TIVEMOS RESULTADOS SATISFAT?RIOS. ONDE O MAIS SIGNIFICATIVO FOI O RESPEITO DE OPINI?ES E LA?OS ESTABELECIDOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO REMOTO, MINICONGRESSO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA114_ID1269_12072021202257.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE MARQUES SOUSA E SILVA" "autor_nome_curto" => "VIVIANE MARQUES" "autor_email" => "vivianemarxsousa@hotmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }