A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA É UMA FORMA ABERTA DE SE TRABALHAR DIVERSOS CONTEÚDOS EM SALA DE AULA, PORÉM, AINDA HOJE TEMOS O SEU CONCEITO ATRELADO UNICAMENTE À TECNOLOGIAS. O OBJETIVO DESTE PRESENTE TRABALHO FOI BUSCAR OS CONCEITOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL) NAS BASES DE DADOS: SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) E PERIÓDICOS CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR). OS TRABALHOS ENCONTRADOS FORAM ORGANIZADOS EM CATEGORIAS DE ANÁLISE CONFORME A METODOLOGIA DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. CONSTATOU-SE QUE AS TECNOLOGIAS AINDA ESTÃO MUITO PRESENTES NAS DEFINIÇÕES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E QUE É NECESSÁRIO QUE EXISTAM MAIORES ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TENDO EM VISTA QUE DOS TRABALHOS ENCONTRADOS NA RSL, APENAS QUATRO TRATAVAM-SE DO TEMA NO REFERIDO CAMPO, CONFIGURANDO UMA ESCASSA QUANTIDADE DE ARTIGOS.