ESTE TRABALHO ? UM RECORTE DE PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO, SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. CARACTERIZA-SE COMO PESQUISA BIBLIOGR?FICA DO TIPO ?ESTADO DA ARTE? COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR E ANALISAR O CONHECIMENTO CIENT?FICO PRODUZIDO NO BRASIL SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NOSE CURSORS DE LICENCIATURA, NO PER?ODO DE 2000 A 2020, NO PORTAL DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTA??ES, BUSCANDO RESPONDER QUAIS S?O OS ENFOQUES DADOS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NESTES CURSOS, NAS TESES E DISSERTA??ES, EM TERMOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS. NOS BASEAMOS NO REFERENCIAL TE?RICO DOS AUTORES (FERREIRA, 2002; DEWEY, 1976; LEITE 2001; CASTELLAR; MORAES, 2016; BERBEL, 2011) QUE TRATAM DAS PESQUISAS CIENT?FICAS E QUE PERMITEM COLOCAR O ALUNO NO CENTRO DE DA CONSTRU??O DO CONHECIMENTO, A PARTIR DE TEORIAS IMPORTANTES, COMO EXPERI?NCIA, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, AUTONOMIA E METODOLOGIAS ATIVAS. COMO PROPOSTA DID?TICO-METODOL?GICA, METODOLOGIA ATIVA ? UM CONJUNTO DE M?TODOS ATIVOS QUE COLOCAM O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PODEM SER DESENVOLVIDOS NA MODALIDADE PRESENCIAL OU REMOTA. A PARTIR DOS DESCRITORES ?METODOLOGIAS ATIVAS?, ?ENSINO SUPERIOR? E ?LICENCIATURA?, A BUSCA NA BDTD RESULTOU EM 272 DOCUMENTOS. DESTES, 12 CONSTITU?RAM O FOCO DESTA PESQUISA. OS RESULTADOS APONTARAM PARA 09 PESQUISAS REALIZADAS COM ALUNOS EM SALA DE AULA, 01 SOBRE A PERCEP??O DE ALUNOS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS E 02 PESQUISAS EM DOCUMENTOS E COM PROFESSORES. A AN?LISE CR?TICA DOS TRABALHOS BASEOU-SE NOS CONCEITOS DE EXPERI?NCIA, RESOLU??O DE PROBLEMAS, AUTONOMIA, APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO E MEDIA??O, ELEMENTOS BASILARES DAS METODOLOGIAS ATIVAS.