Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCRITA ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE UMA OBSERVAÇÃO, A PARTIR DA PRODUÇÃO DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ESCRITA, EDUCAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, NORMAS, WHATSAPP Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80829
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1854
    "inscrito_id" => 2482
    "titulo" => "A ESCRITA ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE UMA OBSERVAÇÃO, A PARTIR DA PRODUÇÃO DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "ESCREVER PARECE FÁCIL, ESPECIALMENTE QUANDO A ESCRITA É FEITA EM NOSSA LÍNGUA NATIVA. PORÉM, ESSA TAREFA NÃO É TÃO SIMPLES, POIS PARA PREPARAR UM TEXTO QUE OS LEITORES POSSAM COMUNICAR E COMPREENDER, O AUTOR DEVE OBTER O DOMÍNIO DO ASSUNTO QUE PRETENDE APRESENTAR POR MEIO DESTE. A LINGUAGEM É UMA DAS EXPRESSÕES MAIS SURPREENDENTES DA HUMANIDADE, ESTÁ PRESENTE EM MUITAS DE NOSSAS AÇÕES PORQUE POSSIBILITA A INTERAÇÃO LINGUÍSTICA ENTRE OS SUJEITOS, ESTABELECE NOSSAS RELAÇÕES E LIMITES. ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA, E MAIS ESPECIFICAMENTE A PARTIR DA PRODUÇÃO DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA CONHECER UM POUCO SOBRE A REALIDADE ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA (NOTURNO) FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM OS DISCENTES DO TERCEIRO PERÍODO, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, NO SEMESTRE LETIVO 2020.2  NAS DISCIPLINAS DE CURRÍCULO E PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID 19. A METODOLOGIA APLICADA NESTA INVESTIGAÇÃO, FEZ-SE ATRAVÉS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EMBASADOS NOS  ESTUDOS DE LUIZ (2018), BAKHTIN (1994), CUNHA (2012), DEMO (2000) ENTRE OUTROS. ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMI ESTRUTURADO, ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS PARA SABER A OPINIÃO DOS PARTICIPANTES EM RELAÇÃO ÀS SUAS DIFICULDADES EM PRODUZIR  O TEXTO ACADÊMICO. PARA TORNAR A PESQUISA MAIS COERENTE E INTERATIVA, UTILIZAMOS OUTRO RECURSO COMO FERRAMENTA DE COLETA DE INFORMAÇÕES, UM GRUPO DE WHATSAPP. OS RESULTADOS APONTAM QUE, APESAR DOS PROFESSORES ERGUEREM ESFORÇOS NO QUE TANGE A PRODUÇÃO ACADÊMICA, OS PARTICIPANTES DA PESQUISA  TRAZEM CONSIGO UMA NARRATIVA DE HISTÓRIA DE INSUCESSO ESCOLAR, ATRIBUÍDO A INADEQUAÇÃO DO ENSINO BÁSICO, EM PARTICULAR DO ENSINO MÉDIO PARA A  ESCRITA ACADÊMICA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, EDUCAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, NORMAS, WHATSAPP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2482_26092021165517.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISSANDRA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISSANDRA DE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "elissandra.oliveira@aluno"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80829
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1854
    "inscrito_id" => 2482
    "titulo" => "A ESCRITA ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE UMA OBSERVAÇÃO, A PARTIR DA PRODUÇÃO DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "ESCREVER PARECE FÁCIL, ESPECIALMENTE QUANDO A ESCRITA É FEITA EM NOSSA LÍNGUA NATIVA. PORÉM, ESSA TAREFA NÃO É TÃO SIMPLES, POIS PARA PREPARAR UM TEXTO QUE OS LEITORES POSSAM COMUNICAR E COMPREENDER, O AUTOR DEVE OBTER O DOMÍNIO DO ASSUNTO QUE PRETENDE APRESENTAR POR MEIO DESTE. A LINGUAGEM É UMA DAS EXPRESSÕES MAIS SURPREENDENTES DA HUMANIDADE, ESTÁ PRESENTE EM MUITAS DE NOSSAS AÇÕES PORQUE POSSIBILITA A INTERAÇÃO LINGUÍSTICA ENTRE OS SUJEITOS, ESTABELECE NOSSAS RELAÇÕES E LIMITES. ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA, E MAIS ESPECIFICAMENTE A PARTIR DA PRODUÇÃO DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA CONHECER UM POUCO SOBRE A REALIDADE ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA (NOTURNO) FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM OS DISCENTES DO TERCEIRO PERÍODO, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, NO SEMESTRE LETIVO 2020.2  NAS DISCIPLINAS DE CURRÍCULO E PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID 19. A METODOLOGIA APLICADA NESTA INVESTIGAÇÃO, FEZ-SE ATRAVÉS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EMBASADOS NOS  ESTUDOS DE LUIZ (2018), BAKHTIN (1994), CUNHA (2012), DEMO (2000) ENTRE OUTROS. ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMI ESTRUTURADO, ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS PARA SABER A OPINIÃO DOS PARTICIPANTES EM RELAÇÃO ÀS SUAS DIFICULDADES EM PRODUZIR  O TEXTO ACADÊMICO. PARA TORNAR A PESQUISA MAIS COERENTE E INTERATIVA, UTILIZAMOS OUTRO RECURSO COMO FERRAMENTA DE COLETA DE INFORMAÇÕES, UM GRUPO DE WHATSAPP. OS RESULTADOS APONTAM QUE, APESAR DOS PROFESSORES ERGUEREM ESFORÇOS NO QUE TANGE A PRODUÇÃO ACADÊMICA, OS PARTICIPANTES DA PESQUISA  TRAZEM CONSIGO UMA NARRATIVA DE HISTÓRIA DE INSUCESSO ESCOLAR, ATRIBUÍDO A INADEQUAÇÃO DO ENSINO BÁSICO, EM PARTICULAR DO ENSINO MÉDIO PARA A  ESCRITA ACADÊMICA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, EDUCAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, NORMAS, WHATSAPP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2482_26092021165517.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISSANDRA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISSANDRA DE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "elissandra.oliveira@aluno"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESCREVER PARECE FÁCIL, ESPECIALMENTE QUANDO A ESCRITA É FEITA EM NOSSA LÍNGUA NATIVA. PORÉM, ESSA TAREFA NÃO É TÃO SIMPLES, POIS PARA PREPARAR UM TEXTO QUE OS LEITORES POSSAM COMUNICAR E COMPREENDER, O AUTOR DEVE OBTER O DOMÍNIO DO ASSUNTO QUE PRETENDE APRESENTAR POR MEIO DESTE. A LINGUAGEM É UMA DAS EXPRESSÕES MAIS SURPREENDENTES DA HUMANIDADE, ESTÁ PRESENTE EM MUITAS DE NOSSAS AÇÕES PORQUE POSSIBILITA A INTERAÇÃO LINGUÍSTICA ENTRE OS SUJEITOS, ESTABELECE NOSSAS RELAÇÕES E LIMITES. ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA, E MAIS ESPECIFICAMENTE A PARTIR DA PRODUÇÃO DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA CONHECER UM POUCO SOBRE A REALIDADE ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA (NOTURNO) FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM OS DISCENTES DO TERCEIRO PERÍODO, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, NO SEMESTRE LETIVO 2020.2 NAS DISCIPLINAS DE CURRÍCULO E PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID 19. A METODOLOGIA APLICADA NESTA INVESTIGAÇÃO, FEZ-SE ATRAVÉS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EMBASADOS NOS ESTUDOS DE LUIZ (2018), BAKHTIN (1994), CUNHA (2012), DEMO (2000) ENTRE OUTROS. ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMI ESTRUTURADO, ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS PARA SABER A OPINIÃO DOS PARTICIPANTES EM RELAÇÃO ÀS SUAS DIFICULDADES EM PRODUZIR O TEXTO ACADÊMICO. PARA TORNAR A PESQUISA MAIS COERENTE E INTERATIVA, UTILIZAMOS OUTRO RECURSO COMO FERRAMENTA DE COLETA DE INFORMAÇÕES, UM GRUPO DE WHATSAPP. OS RESULTADOS APONTAM QUE, APESAR DOS PROFESSORES ERGUEREM ESFORÇOS NO QUE TANGE A PRODUÇÃO ACADÊMICA, OS PARTICIPANTES DA PESQUISA TRAZEM CONSIGO UMA NARRATIVA DE HISTÓRIA DE INSUCESSO ESCOLAR, ATRIBUÍDO A INADEQUAÇÃO DO ENSINO BÁSICO, EM PARTICULAR DO ENSINO MÉDIO PARA A ESCRITA ACADÊMICA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.