COM DIVERSAS ABAS, CONTEXTOS E NÍVEIS, O RACISMO SE TORNA UM PROBLEMA, TAMBÉM, DENTRO DO COLÉGIO, DESDE TEMPOS ANTIGOS. COM DIFERENÇAS SOCIAIS, RAÇAS E HISTÓRIAS DE POVOS QUE FIZERAM PARTE DA CONSTRUÇÃO DO PAÍS, A ESCOLA VEM COM A FUNÇÃO DE MOSTRAR AOS ESTUDANTES QUE ELES FAZEM PARTE DA GERAÇÃO FUTURA DE ADULTOS E JOVENS. TODO ESSE PERCURSO QUE FEZ O BRASIL SER O QUE É ATUALMENTE, É DIALOGADO DENTRO DE MAIORIA DAS ESCOLAS DO PAÍS, DE FORMA INCOMPLETA, POIS QUANDO É PARADO PARA ANALISAR A FORMAÇÃO CULTURAL E SOCIO ECONÔMICA DO TERRITÓRIO, É VISTO A PARTICIPAÇÃO, EM PORCENTAGENS GRANDES, DE PESSOAS PRETAS. O PRESENTE ARTIGO DESCREVE E MOSTRA UM POUCO DESSA HISTÓRIA E SUA IMPORTÂNCIA QUANDO FALADA DENTRO DO COLÉGIO COM O INTUITO DE INTEGRAR E FIRMAR AS RAÍZES DE PESSOAS NEGRAS, A FIM DE SE SENTIREM REPRESENTADAS DENTRO DO ÂMBITO, TRAZENDO COMO PRINCIPAL TEMÁTICA A DIFERENÇA QUE FAZ TER ESSA CONVERSA DENTRO DAS INSTITUIÇÕES, EM TODAS AS OPORTUNIDADES POSSÍVEIS DE MOSTRAR E FALAR SOBRE. DESSA MANEIRA, DISCUTIR A PROBLEMÁTICA, SOMA DE FORMA CRESCENTE NA VIDA DO PROFISSIONAL QUE LIDA COM ESSAS QUESTÕES DENTRO DA SALA DE AULA, AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO E PENSAMENTO CRÍTICO PESSOAL E DO PRÓXIMO.