O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, TENDO COMO LÓCUS DE PESQUISA A FEIRA DE CIÊNCIAS, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO DA BAHIA-FECIBA, DAS 7ª E 8ª EDIÇÕES, MAIS ESPECIFICAMENTE, NA CATEGORIA ENERGIA E SUSTENTABILIDADE. ABORDA ALGUMAS DIMENSÕES QUE SÃO CONSIDERADAS INTRÍNSECAS AO TEMA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, COMO AS TECNOLOGIAS DE FIM DE TUBO, PRODUÇÃO MAIS LIMPA, OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, BEM COMO, A PERSPECTIVA DE COMPREENSÃO DA RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA (DESENVOLVIMENTISTA, PRESERVACIONISTA E CONSERVACIONISTA), A PARTIR DO DIÁLOGO COM A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. OCUPA-SE TAMBÉM EM ANALISAR OS DOCUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS NA FEIRA DE CIÊNCIAS, CONSIDERANDO OS PROJETOS PREMIADOS EM 1º, 2º E 3º LUGARES. INVESTIGAÇÃO FEITA COM O AUXÍLIO DE QGIS (SOFTWARE LIVRE COM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GEORREFERENCIAR), QUE MAPEIA AS ESCOLAS PARTICIPANTES DA FECIBA, A PARTIR DOS MUNICÍPIOS, DOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE (TI) E DOS NÚCLEOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO (NTE). CONSTATA-SE QUE OS PROJETOS PREMIADOS TÊM ADERÊNCIA A TEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, MESMO QUE SE CONSIDERE ENTRE OS OBJETIVOS DESSES PROJETOS ESTUDANTIS, A NÃO INTENCIONALIDADE, POIS, ORBITAM A TEMÁTICA DE MODO EXÍGUOS AO DISCUTIREM O REFERENCIAL TEÓRICO