CONSIDERAMOS O LIVRO DIDÁTICO UMA FERRAMENTA BASTANTE IMPORTANTE PARA O/A PROFESSOR/A,
SE USADO DE MANEIRA CORRETA. E PARA ISTO ACONTECER É ESSENCIAL QUE O DOCENTE FAÇA UMA
ESCOLHA BOA E CRÍTICA ACERCA DO QUE VAI UTILIZAR. BEM COMO CONHECER SOBRE A HISTÓRIA E
LEGISLAÇÃO ACERCA DO LIVRO. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO BUSCA FAZER UMA ANÁLISE A PARTIR
DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA UTILIZADO NA CIDADE DE ESPERANÇA – PB, EM UMA ESCOLA DA
ZONA RURAL. PARA UMA MELHOR FUNDAMENTAÇÃO IREMOS TRAZER UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O
LIVRO DIDÁTICO BEM COMO OS DOCUMENTOS NORTEADORES QUE APOIAM E GARANTEM ESTE AOS
ESTUDANTES BRASILEIROS. ALÉM DISSO, RECORREREMOS A AUTORES COMO HELENA CALLAI (2005;
2013), RITA COSTA E CILEYA MOREIRA (2016), ÂNGELA KATUTA E SIMONE DEÁK (2017) E
ANDERSON MOÇO (2008) COMO BASE TEÓRICA. ENCONTRAMOS UMA AUSÊNCIA DE INFORMAÇÕES E
IMAGENS SOBRE OS ASSUNTOS; NOTAMOS TAMBÉM UMA FALTA DE INTERAÇÃO DO LIVRO COM A
LOCALIDADE AO QUAL ELE É UTILIZADO.