AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO DOCENTE, TAIS COMO RUÍDO, VENTILAÇÃO E LUMINOSIDADE PODEM AFETAR A SAÚDE DOS PROFESSORES COMPROMETENDO INCLUSIVE A SUA SAÚDE VOCAL. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE INSTITUIÇÕES DE NÍVEL SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÁ SOBRE AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO COM ÊNFASE NO RUÍDO. O ESTUDO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ E PELA SOCIEDADE HERRERO PELOS PARECERES DE Nº: 3.403.329 E 2.621.442. FOI UTILIZADO O PROTOCOLO VALIDADO SOBRE CONDIÇÕES AMBIENTAIS, BEM COMO, MENSURADO O NÍVEL EQUIVALENTE DE RUÍDO DE FUNDO DAS SALAS DE AULA, DE ACORDO COM AS NORMAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. COMO RESULTADOS PRINCIPAIS PODE-SE AFIRMAR QUE A MAIORIA DOS DOCENTES PERCEBE QUE, AS CONDIÇÕES DE RUÍDO EM SALA DE AULA, PODEM INTERFERIR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E TAMBÉM PROMOVER ESFORÇO VOCAL EXTRA POR PARTE DOS PROFESSORES. O RUÍDO DE FUNDO MEDIDO MOSTROU-SE ACIMA DOS NÍVEIS ESTABELECIDOS COMO SENDO DE CONFORTO PARA SALAS DE AULA. TENDO EM VISTA OS RESULTADOS, CONSIDERA-SE IMPORTANTE, A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS VOLTADOS À CONSCIENTIZAÇÃO E A PREVENÇÃO DE PROBLEMAS DE SAÚDE DO PROFESSOR EM TODOS OS NÍVEIS EDUCACIONAIS.