O RESUMO EXPANDIDO TEM POR OBJETIVO DE SOCIALIZAR A IMPORTÂNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA PARA A FORMAÇÃO E A MANUTENÇÃO DO VÍNCULO DOS ESTUDANTES COM A ESCOLA. DENTRE AS MOMENTOS VIVENCIADOS PELAS BOLSISTAS, SERÃO ABORDADOS OS SÁBADOS LETIVOS, POIS APRESENTA UM CARÁTER INTERVENTIVO, CONSIDERANDO QUE OS SÁBADOS LETIVOS SÃO ORIENTADOS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. EM TAIS ENCONTROS, SÃO DESENVOLVIDAS ATIVIDADES DIFERENCIADAS QUE FAVORECEM NOVAS FORMAS DE APRENDIZAGEM. É EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS QUE FORAM UTILIZADAS, NOTA-SE AINDA, O PODER DESSAS AÇÕES NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR, CONSIDERANDO QUE O MOMENTO ATÍPICO PROVOCADO PELA COVID-19 POSSA TER AUMENTADO A EVASÃO ESCOLAR. COMO PODEMOS PERCEBER NESTE TRABALHO, A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS SÁBADOS LETIVOS CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA NO INTERESSE DOS ALUNOS, CONTRIBUINDO COM A REGRESSÃO DA EVASÃO ESCOLAR, POIS AS ATIVIDADES ELABORADAS DESAFIAM A SUA PARTICIPAÇÃO, O RACIOCÍNIO E A CRIATIVIDADE.