Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE SIMULAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM DO TEMA BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS

Palavra-chaves: LEI DA CONSERVAÇÃO DA MASSA, BALANCEAMENTO DE EQUAÇÃO, QUÍMICA, SIMULADORES, PHET SIMULATIONS Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79689
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 348
    "inscrito_id" => 2569
    "titulo" => "USO DE SIMULAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM DO TEMA BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "NA ATUALIDADE OS DISCENTES VIVEM EM UM MUNDO ALTAMENTE TECNOLÓGICO, PENSANDO NISSO, E NA DIFICULDADE DOS MESMOS EM COMPREENDER ASSUNTOS COMO A LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS DE LAVOISIER, ESPECIFICAMENTE O ASSUNTO BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES É QUE ESSA PESQUISA BUSCOU MOTIVAÇÃO PARA TESTAR OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PHET EM DUAS SALAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, 1º ANO “A” E 1º ANO “B”. UMA TURMA RECEBEU UMA AULA TRADICIONAL BASEADA NO LIVRO DE QUÍMICA ADOTADO NA ESCOLA E COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR, DATA SHOW E SLIDES. JÁ NA SEGUNDA TURMA, FOI DESENVOLVIDA UMA AULA DINAMIZADA TAMBÉM BASEADA NO LIVRO ATRELADO PELA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PHET, ONDE OS ALUNOS DA TURMA EM QUESTÃO PUDERAM OBSERVAR NA PRÁTICA O DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS. PARA OBTENÇÃO DOS DADOS APLICOU-SE NAS DUAS TURMAS O MESMO QUESTIONÁRIO, SENDO COMPOSTO POR TRÊS QUESTÕES DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS TAMBÉM EXTRAÍDOS DO LIVRO TEXTO. ESSES DADOS FORAM ANALISADOS DEMONSTRANDO UMA GRANDE MELHORIA NO DESEMPENHO DA TURMA QUE RECEBEU A APLICAÇÃO DO SOFTWARE EM RELAÇÃO À TURMA QUE NÃO RECEBEU. VALE RESSALTAR QUE ESSA INFLUÊNCIA FICOU CARACTERIZADA NÃO SÓ PELOS NÚMEROS OBTIDOS, MAS TAMBÉM NA FORMA COM QUE ALGUNS ALUNOS USARAM O RECURSO PARA RESOLUÇÃO DO QUESTIONÁRIO. A PARTIR DAQUI PÔDE-SE OBSERVAR UM INCREMENTO NO INTERESSE POR PARTE DESSES ALUNOS NA AULA E NA FORMA COMO ERA OPERADO O FUNCIONAMENTO DO RECURSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LEI DA CONSERVAÇÃO DA MASSA, BALANCEAMENTO DE EQUAÇÃO, QUÍMICA, SIMULADORES, PHET SIMULATIONS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2569_22072021101952.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILMA BRAGAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VILMA BRAGAS"
    "autor_email" => "vilbragas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79689
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 348
    "inscrito_id" => 2569
    "titulo" => "USO DE SIMULAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM DO TEMA BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS"
    "resumo" => "NA ATUALIDADE OS DISCENTES VIVEM EM UM MUNDO ALTAMENTE TECNOLÓGICO, PENSANDO NISSO, E NA DIFICULDADE DOS MESMOS EM COMPREENDER ASSUNTOS COMO A LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS DE LAVOISIER, ESPECIFICAMENTE O ASSUNTO BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES É QUE ESSA PESQUISA BUSCOU MOTIVAÇÃO PARA TESTAR OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PHET EM DUAS SALAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, 1º ANO “A” E 1º ANO “B”. UMA TURMA RECEBEU UMA AULA TRADICIONAL BASEADA NO LIVRO DE QUÍMICA ADOTADO NA ESCOLA E COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR, DATA SHOW E SLIDES. JÁ NA SEGUNDA TURMA, FOI DESENVOLVIDA UMA AULA DINAMIZADA TAMBÉM BASEADA NO LIVRO ATRELADO PELA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PHET, ONDE OS ALUNOS DA TURMA EM QUESTÃO PUDERAM OBSERVAR NA PRÁTICA O DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS. PARA OBTENÇÃO DOS DADOS APLICOU-SE NAS DUAS TURMAS O MESMO QUESTIONÁRIO, SENDO COMPOSTO POR TRÊS QUESTÕES DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS TAMBÉM EXTRAÍDOS DO LIVRO TEXTO. ESSES DADOS FORAM ANALISADOS DEMONSTRANDO UMA GRANDE MELHORIA NO DESEMPENHO DA TURMA QUE RECEBEU A APLICAÇÃO DO SOFTWARE EM RELAÇÃO À TURMA QUE NÃO RECEBEU. VALE RESSALTAR QUE ESSA INFLUÊNCIA FICOU CARACTERIZADA NÃO SÓ PELOS NÚMEROS OBTIDOS, MAS TAMBÉM NA FORMA COM QUE ALGUNS ALUNOS USARAM O RECURSO PARA RESOLUÇÃO DO QUESTIONÁRIO. A PARTIR DAQUI PÔDE-SE OBSERVAR UM INCREMENTO NO INTERESSE POR PARTE DESSES ALUNOS NA AULA E NA FORMA COMO ERA OPERADO O FUNCIONAMENTO DO RECURSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "LEI DA CONSERVAÇÃO DA MASSA, BALANCEAMENTO DE EQUAÇÃO, QUÍMICA, SIMULADORES, PHET SIMULATIONS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2569_22072021101952.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILMA BRAGAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VILMA BRAGAS"
    "autor_email" => "vilbragas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NA ATUALIDADE OS DISCENTES VIVEM EM UM MUNDO ALTAMENTE TECNOLÓGICO, PENSANDO NISSO, E NA DIFICULDADE DOS MESMOS EM COMPREENDER ASSUNTOS COMO A LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS DE LAVOISIER, ESPECIFICAMENTE O ASSUNTO BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES É QUE ESSA PESQUISA BUSCOU MOTIVAÇÃO PARA TESTAR OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PHET EM DUAS SALAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, 1º ANO “A” E 1º ANO “B”. UMA TURMA RECEBEU UMA AULA TRADICIONAL BASEADA NO LIVRO DE QUÍMICA ADOTADO NA ESCOLA E COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR, DATA SHOW E SLIDES. JÁ NA SEGUNDA TURMA, FOI DESENVOLVIDA UMA AULA DINAMIZADA TAMBÉM BASEADA NO LIVRO ATRELADO PELA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PHET, ONDE OS ALUNOS DA TURMA EM QUESTÃO PUDERAM OBSERVAR NA PRÁTICA O DESENVOLVIMENTO E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS. PARA OBTENÇÃO DOS DADOS APLICOU-SE NAS DUAS TURMAS O MESMO QUESTIONÁRIO, SENDO COMPOSTO POR TRÊS QUESTÕES DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS TAMBÉM EXTRAÍDOS DO LIVRO TEXTO. ESSES DADOS FORAM ANALISADOS DEMONSTRANDO UMA GRANDE MELHORIA NO DESEMPENHO DA TURMA QUE RECEBEU A APLICAÇÃO DO SOFTWARE EM RELAÇÃO À TURMA QUE NÃO RECEBEU. VALE RESSALTAR QUE ESSA INFLUÊNCIA FICOU CARACTERIZADA NÃO SÓ PELOS NÚMEROS OBTIDOS, MAS TAMBÉM NA FORMA COM QUE ALGUNS ALUNOS USARAM O RECURSO PARA RESOLUÇÃO DO QUESTIONÁRIO. A PARTIR DAQUI PÔDE-SE OBSERVAR UM INCREMENTO NO INTERESSE POR PARTE DESSES ALUNOS NA AULA E NA FORMA COMO ERA OPERADO O FUNCIONAMENTO DO RECURSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.