A TEMÁTICA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NOS TRAZ UMA AMPLA DISCUSSÃO E ABORDAGEM NO QUE DIZ RESPEITO A INCLUSÃO E O ATENDIMENTO AOS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO É DIRECIONADO AO ALUNO QUE TEM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTADOS, ATENDENDO AS NECESSIDADES ESPECIFICAS DE CADA UM. EM RELAÇÃO AOS MENCIONADOS POR ÚLTIMO É NECESSÁRIO ANTES DE QUALQUER COISA VERIFICAR AS ALTAS HABILIDADES DAS CRIANÇAS, PODENDO SER REALIZADO ATRAVÉS DE GRUPOS DE ESTUDOS DESTINADOS PARA ESSE FIM.
NO BRASIL É IMPORTANTE, LEVAR EM CONTA QUE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DEPENDE DO INTERESSE E DAS CONDIÇÕES DE CADA ESCOLA. AS ESCOLAS QUE TEM UMA ESTRUTURA ADEQUADA PARA RECEBER ESSES EDUCANDOS, DEVEM CONTAR COM PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS PARA TRABALHAREM COM OS PAIS E OS EDUCANDOS, PROMOVENDO UMA SINTONIA ENTRE ALUNO, FAMÍLIA E ESCOLA PARA QUE SE CONSIGA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DOS EDUCANDOS, SEMPRE LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO SUAS ESPECIFICIDADES, SENDO NECESSÁRIO INVESTIMENTO PARA QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR ACONTEÇA.