UMA EDUCA??O CIENTIFICA DE QUALIDADE VISANDO UM ENSINO CONTEXTUALIZADO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTIFICO E AS VIV?NCIAS DOS ESTUDANTES DEVEM SER PRIMORDIAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONTUDO, AINDA HOJE S?O OBSERVADAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CI?NCIAS ADVINDAS DE CURR?CULOS INFLADOS QUE PRIORIZAM A QUANTIDADE, E N?O A FORMA COMO O CONHECIMENTO CHEGA AOS DISCENTES. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR UMA SEQU?NCIA DID?TICA PARA EXPLICAR CONCEITOS CHAVES SOBRE A CADEIA ALIMENTAR QUE FUJAM DESSE PADR?O, PARA ISSO, NO NOSSO PROCESSO DE INVESTIGA??O UTILIZAMOS REFERENCIAIS CONSTRUTIVISTAS E METODOLOGIAS ATIVAS PARA NORTEAR UMA PESQUISA QUE PERMITISSE O DESENVOLVIMENTO DE UMA SD QUE APROXIMASSEM OS ESTUDANTES DO CONHECIMENTO CIENTIFICO COM O SEU CONTEXTO SOCIOCULTURAL. NO NOSSO PERCURSO METODOL?GICO, A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO REALIZADO NO LIVRO DID?TICO DO 7? ANO, CONSTRU?MOS UM CASO COM QUEST?ES NORTEADORAS PARA APLICAR OS CONCEITOS CHAVES DO FUNCIONAMENTO DE ECOSSISTEMAS, UTILIZANDO TANTO CONHECIMENTOS DA CADEIA ALIMENTAR COMO AS COMPET?NCIAS PROPOSTAS PELA BNCC. OS RESULTADOS DA PESQUISA, DEMONSTRAM UMA SD COM 2 ENCONTROS, UTILIZANDO AVALI??ES DE DIFERENTES NATUREZAS PARA MEDIR O PROGRESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. PORTANTO, ANTES DA IMPLEMENTA??O DESTA PROPOSTA, ESTAMOS EM FASE DE VALIDA??O COM PROFISSIONAIS TANTO DA ?REA DE EDUCA??O, COMO ECOLOGIA, PARA DEIXAR A PROPOSTA DE MODO MAIS REAL?STICO POSS?VEL PARA SER APLICADO NO 7? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II.