Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIDÁTICOS: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA E USO DOS JOGOS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, , Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80063
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 782
    "inscrito_id" => 1492
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA E USO DOS JOGOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "DIANTE DA COMPLEXIDADE DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS ATRELADA AO ENSINO TRADICIONAL, OS ALUNOS POR MUITAS VEZES ACHAM AS AULAS ENFADONHAS E DESINTERESSANTES. UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA SUPERAR ISSO É UTILIZAR METODOLOGIAS LÚDICAS COMO OS JOGOS DIDÁTICOS QUE PODEM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR SE OS PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO UTILIZAM JOGOS DIDÁTICOS EM SUAS AULAS E A IMPORTÂNCIA QUE ESTES PROFESSORES ATRIBUEM PARA OS JOGOS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO. A PESQUISA REALIZADA É DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E TEVE COMO PARTICIPANTES 28 PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS. O INSTRUMENTO DE PESQUISA FOI UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL DESENVOLVIDO NO GOOGLE FORMS, CONTENDO 12 PERGUNTAS. MEDIANTE OS RESULTADOS DA PESQUISA OBSERVOU-SE QUE HÁ UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS PROFESSORES QUE VEM UTILIZANDO OS JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS COM UMA FREQUÊNCIA RAZOÁVEL, E ESTES VEM CONTRIBUINDO NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. ESTES JOGOS SÃO APLICADOS POR ESTES PROFESSORES EM VÁRIOS MOMENTOS MEDIANTE UM ESTUDO PRÉVIO DO RECURSO PARA TER RESULTADOS SATISFATÓRIOS. OBSERVA-SE QUE EM MAIOR PARTE OS JOGOS UTILIZADOS SÃO ADAPTADOS DE OUTROS JÁ EXISTENTES E ASSOCIADOS COM OS CONTEÚDOS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. PODEMOS CONCLUIR QUE OS JOGOS DIDÁTICOS ESTÃO SENDO CADA VEZ MAIS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS MESMO COM ALGUMAS DIFICULDADES QUE AINDA EXISTEM PARA SE UTILIZAR OS JOGOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID1492_04082021161827.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDEANE NAZARIO DE AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "ALDEANE NAZARIO"
    "autor_email" => "aldeanny25@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI-UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80063
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 782
    "inscrito_id" => 1492
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO A IMPORTÂNCIA E USO DOS JOGOS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "DIANTE DA COMPLEXIDADE DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS ATRELADA AO ENSINO TRADICIONAL, OS ALUNOS POR MUITAS VEZES ACHAM AS AULAS ENFADONHAS E DESINTERESSANTES. UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA SUPERAR ISSO É UTILIZAR METODOLOGIAS LÚDICAS COMO OS JOGOS DIDÁTICOS QUE PODEM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR SE OS PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO UTILIZAM JOGOS DIDÁTICOS EM SUAS AULAS E A IMPORTÂNCIA QUE ESTES PROFESSORES ATRIBUEM PARA OS JOGOS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO. A PESQUISA REALIZADA É DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E TEVE COMO PARTICIPANTES 28 PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS. O INSTRUMENTO DE PESQUISA FOI UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL DESENVOLVIDO NO GOOGLE FORMS, CONTENDO 12 PERGUNTAS. MEDIANTE OS RESULTADOS DA PESQUISA OBSERVOU-SE QUE HÁ UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS PROFESSORES QUE VEM UTILIZANDO OS JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS COM UMA FREQUÊNCIA RAZOÁVEL, E ESTES VEM CONTRIBUINDO NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. ESTES JOGOS SÃO APLICADOS POR ESTES PROFESSORES EM VÁRIOS MOMENTOS MEDIANTE UM ESTUDO PRÉVIO DO RECURSO PARA TER RESULTADOS SATISFATÓRIOS. OBSERVA-SE QUE EM MAIOR PARTE OS JOGOS UTILIZADOS SÃO ADAPTADOS DE OUTROS JÁ EXISTENTES E ASSOCIADOS COM OS CONTEÚDOS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. PODEMOS CONCLUIR QUE OS JOGOS DIDÁTICOS ESTÃO SENDO CADA VEZ MAIS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS MESMO COM ALGUMAS DIFICULDADES QUE AINDA EXISTEM PARA SE UTILIZAR OS JOGOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID1492_04082021161827.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDEANE NAZARIO DE AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "ALDEANE NAZARIO"
    "autor_email" => "aldeanny25@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI-UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

DIANTE DA COMPLEXIDADE DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS ATRELADA AO ENSINO TRADICIONAL, OS ALUNOS POR MUITAS VEZES ACHAM AS AULAS ENFADONHAS E DESINTERESSANTES. UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA SUPERAR ISSO É UTILIZAR METODOLOGIAS LÚDICAS COMO OS JOGOS DIDÁTICOS QUE PODEM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR SE OS PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO UTILIZAM JOGOS DIDÁTICOS EM SUAS AULAS E A IMPORTÂNCIA QUE ESTES PROFESSORES ATRIBUEM PARA OS JOGOS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO. A PESQUISA REALIZADA É DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E TEVE COMO PARTICIPANTES 28 PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS. O INSTRUMENTO DE PESQUISA FOI UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL DESENVOLVIDO NO GOOGLE FORMS, CONTENDO 12 PERGUNTAS. MEDIANTE OS RESULTADOS DA PESQUISA OBSERVOU-SE QUE HÁ UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS PROFESSORES QUE VEM UTILIZANDO OS JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS COM UMA FREQUÊNCIA RAZOÁVEL, E ESTES VEM CONTRIBUINDO NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. ESTES JOGOS SÃO APLICADOS POR ESTES PROFESSORES EM VÁRIOS MOMENTOS MEDIANTE UM ESTUDO PRÉVIO DO RECURSO PARA TER RESULTADOS SATISFATÓRIOS. OBSERVA-SE QUE EM MAIOR PARTE OS JOGOS UTILIZADOS SÃO ADAPTADOS DE OUTROS JÁ EXISTENTES E ASSOCIADOS COM OS CONTEÚDOS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. PODEMOS CONCLUIR QUE OS JOGOS DIDÁTICOS ESTÃO SENDO CADA VEZ MAIS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS MESMO COM ALGUMAS DIFICULDADES QUE AINDA EXISTEM PARA SE UTILIZAR OS JOGOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.