DIANTE DA COMPLEXIDADE DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS ATRELADA AO ENSINO TRADICIONAL, OS ALUNOS POR MUITAS VEZES ACHAM AS AULAS ENFADONHAS E DESINTERESSANTES. UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA SUPERAR ISSO É UTILIZAR METODOLOGIAS LÚDICAS COMO OS JOGOS DIDÁTICOS QUE PODEM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR SE OS PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO UTILIZAM JOGOS DIDÁTICOS EM SUAS AULAS E A IMPORTÂNCIA QUE ESTES PROFESSORES ATRIBUEM PARA OS JOGOS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO. A PESQUISA REALIZADA É DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E TEVE COMO PARTICIPANTES 28 PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS. O INSTRUMENTO DE PESQUISA FOI UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL DESENVOLVIDO NO GOOGLE FORMS, CONTENDO 12 PERGUNTAS. MEDIANTE OS RESULTADOS DA PESQUISA OBSERVOU-SE QUE HÁ UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DOS PROFESSORES QUE VEM UTILIZANDO OS JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS COM UMA FREQUÊNCIA RAZOÁVEL, E ESTES VEM CONTRIBUINDO NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. ESTES JOGOS SÃO APLICADOS POR ESTES PROFESSORES EM VÁRIOS MOMENTOS MEDIANTE UM ESTUDO PRÉVIO DO RECURSO PARA TER RESULTADOS SATISFATÓRIOS. OBSERVA-SE QUE EM MAIOR PARTE OS JOGOS UTILIZADOS SÃO ADAPTADOS DE OUTROS JÁ EXISTENTES E ASSOCIADOS COM OS CONTEÚDOS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. PODEMOS CONCLUIR QUE OS JOGOS DIDÁTICOS ESTÃO SENDO CADA VEZ MAIS UTILIZADOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS MESMO COM ALGUMAS DIFICULDADES QUE AINDA EXISTEM PARA SE UTILIZAR OS JOGOS.