O MUNDO VEM PASSANDO POR INTENSAS TRANSFORMAÇÕES DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS. AS ESCOLAS TIVERAM QUE SE ADAPTAR E ADERIR AO ENSINO REMOTO, BEM COMO AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, EM AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO COMPONENTE CURRICULAR SAÚDE COLETIVA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE II, MINISTRADA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020, EM UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) EM ALAGOAS. COM OS OBJETIVOS DE ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR UMA DOCENTE NO ENSINO REMOTO E SUAS ADAPTAÇÕES PARA FAVORECER O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, RELATAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O SEMESTRE, VERIFICAR DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS ATRAVÉS DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, FOMENTAR A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC). A COLETA DE DADOS DEU-SE ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS E ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO NO ENCERRAMENTO, COM PERGUNTAS SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO REMOTO COM USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. OS QUESTIONÁRIOS FORAM RESPONDIDOS E ATRAVÉS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR DUAS CATEGORIAS: USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS/TDIC E ACESSIBILIDADE DIGITAL, FATORES QUE REALMENTE INTERFEREM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. É NECESSÁRIA ATENÇÃO ÀS DIFICULDADES APRESENTADAS PARA PLANEJAR E ORGANIZAR AS AULAS NO CONTEXTO REMOTO E PARA ALÉM DO REMOTO. A PERSPECTIVA É A DA FORMAÇÃO TÉCNICA OMNILATERAL E DE QUALIDADE NA EPT A FIM DE FORMAR ALUNOS APTOS PARA DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES DE MANEIRA CRÍTICA E CONSCIENTE DE SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE.