ESTE ARTIGO DISCUTE RECURSOS DA CARTOGRAFIA TÁTIL PARA RECONHECIMENTO DOS TERRITÓRIOS PELAS PESSOAS DEFICIENTES VISUAIS. FAZER ESSA LEITURA ESPACIAL OU RETRATA-LA SE FAZ UM DESAFIO. A DIFICULDADE DO ENVOLVIMENTO DA CARTOGRAFIA, E PERCEPÇÃO DO TERRITÓRIO POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, DEVE SER PONTO A SER TRABALHADO NO QUE DIZ RESPEITO AO RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO PELAS PESSOAS QUE NÃO A FAZEM POR MEIO DA VISÃO. A QUESTÃO CENTRAL QUE PERMEIA ESTE ESTUDO É: COM SUA DEVIDA ADAPTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO, COMO TORNAR POSSÍVEL O RECONHECIMENTO DO TERRITÓRIO PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL? ESTE ESTUDO BASEIA-SE EM DADOS BIBLIOGRÁFICOS E NUMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO POR MEIO DA TÉCNICA DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA A PROFESSOR DEFICIENTE VISUAL QUE ATUA NO CAP- CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, DE MONTES CLAROS – MG E QUE VIVENCIA A LUTA POR INCLUSÃO E ACESSIBILIDADES. COMO ALTERNATIVA POSSÍVEL E CARREGADA DE POSSIBILIDADE E DESAFIOS APONTA-SE À UTILIZAÇÃO CARTOGRAFIA TÁTIL, ESTA POR SUA VEZ, ELABORADA POR MEIO DE MATERIAIS DEVIDAMENTE ADAPTADOS, COM ALTO RELEVO OU TRIDIMENSIONAL, LEGENDA EM BRAILLE OU COM SÍMBOLOS, QUE POSSIBILITEM O RECONHECIMENTO DOS DIFERENTES TERRITÓRIOS. A IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS DA CARTOGRAFIA TÁTIL, MAIS ADEQUADOS AS DIVERSAS SITUAÇÕES, PODEM PROPORCIONAR INCLUSÃO E FACILITAR O ACESSO AOS TERRITÓRIOS CULTURAIS, SOCIAIS E DE UTILIDADE PÚBLICA, EXERCER A CIDADANIA.