BUSCANDO DISCUTIR COMO A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE PARA A REALIDADE MUNDIAL DAS INSTITUI??ES DE ENSINO DIVERSAS MODIFICA??ES DIANTE DOS PROTOCOLOS DE SA?DE NECESS?RIOS AO BEM-ESTAR DE DOCENTES E DISCENTES E ASSIM, VINDO A AFETAR DIRETAMENTE AS RELA??ES INTERPESSOAIS DOS AMBIENTES EDUCACIONAIS DE ENSINO, O PRESENTE ARTIGO VEM APRESENTAR UMA AN?LISE SOBRE OS CAMINHOS METODOL?GICOS E A PROBLEM?TICA QUE EST? RELACIONADA AS DIFICULDADES EM MANTER O ENSINO-APRENDIZADO DE MANEIRA POSITIVA DIANTE DAS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR PARA A SEGURAN?A DA SA?DE DE TODOS OS INTEGRANTES DO AMBIENTE ESCOLAR. A PESQUISA SE DEU POR MEIO METODOL?GICO QUALITATIVO APOIADO EM REVIS?ES SISTEM?TICAS DA LDB E ARTIGOS QUE APRESENTEM ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE FORMA??O CONTINUADA DOCENTE ASSIM COMO, AS METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO HIBRIDO, TAMB?M ARTIGOS RELACIONADOS AS NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO INSERIDOS NA REALIDADE PAND?MICA. VISTO QUE O TEMA ? NOVO, INICIANDO EM MEADOS DE MAR?O DE 2020, FAZENDO USO DE 10 ARTIGOS CIENT?FICOS DO ANO DE 2015 A 2021 E TENDO COMO CRIT?RIO DE EXCLUS?O OS ARTIGOS QUE N?O ESTAVAM DENTRO DESTE PER?ODO RELACIONADOS AOS OBJETIVOS DO TEMA DA PESQUISA. O TEMA PROPOSTO FAZ-SE IMPORTANTE VISTO A NECESSIDADE DE ADAPTA??O DO ENSINO TRADICIONAL DURANTE O PER?ODO DECORRENTE DA PANDEMIA, AO QUAL OS EDUCANDOS NECESSITAM DE PREPARA??O PARA A VIVENCIA EDUCACIONAL EAD. TENDO COMO RESULTADO PARA ESTA PESQUISA O RECONHECIMENTO DAS DIFICULDADES DIANTE DAS DIVERSAS MUDAN?AS NO MODELO DE ENSINO-APRENDIZADO E O PAPEL FUNDAMENTAL DO EDUCADOR COMO MEDIADOR NESSE PROCESSO.