O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR COMO A AFETIVIDADE ? DE SUMA IMPORT?NCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIAN?AS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). SABE-SE QUE O AUTISMO ? UM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO QUE SE MANIFESTA NORMALMENTE EM CRIAN?AS ANTES DOS DOIS ANOS. ATUALMENTE, VEM SENDO DISCUTIDA NA SOCIEDADE AS POL?TICAS DE INCLUS?O. SENDO ASSIM, ESSE ESTUDO ACAD?MICO BUSCOU PESQUISAR COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM CRIAN?AS COM TEA. ENTENDE-SE QUE A AFETIVIDADE ? CONSIDERADA UM DOS ASPECTOS CENTRAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SUJEITO, SEMPRE PRESENTE NO ?MBITO ESCOLAR, FOMENTANDO NA FORMA??O HUMANA DO SUJEITO. DESSA MANEIRA, ESTE ESTUDO SE TORNA RELEVANTE PARA UM MELHOR CONHECIMENTO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS DA AFETIVIDADE E SUA INFLU?NCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO AUTISMO. PARA TAL, FOI REALIZADO UM ESTUDO BIBLIOGR?FICO E QUALITATIVO. OS TE?RICOS QUE AUXILIARAM NESSA PESQUISA FORAM TEIXEIRA (2016) E GALV?O (1995), DENTRE OUTROS. CONCLUI-SE, HOJE, AP?S MUITO ESTUDO SOBRE O ASSUNTO EM QUEST?O, QUE AFETIVIDADE ? UMA ENERGIA QUE IMPULSIONA NO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO, COMO EM SUA AUTOESTIMA E ? ATRAV?S DO EMOCIONAL QUE O SER EXTERIORIZA SEUS SENTIMENTOS. SABE-SE QUE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ALTERA A ROTINA DE MUITAS FAM?LIAS E S? AGORA COM A LEI DA INCLUS?O, ESSAS CRIAN?AS DEIXARAM DE SER SEGREGADAS.