EM DECORRÊNCIA DO MOMENTO PANDÊMICO VIVENCIADO A NÍVEL GLOBAL E DO CONHECIMENTO QUE SE TEM DE EPIDEMIAS E PANDEMIAS OCORRIDAS EM TEMPOS PASSADOS, O PRESENTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR OS IMPACTOS DAS PANDEMIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. NESTA VIA, O TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA APLICADA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO EM QUE OS RESULTADOS SERÃO APRESENTADOS DE FORMA QUALITATIVA, POR MEIO DA COLETA DE INFORMAÇÕES EM LIVROS, ARTIGOS E EM ESTUDOS VOLTADOS PARA ESSA TEMÁTICA. DENTRO DESSA PERSPECTIVA OS RESULTADOS EVIDENCIAM OS IMPACTOS CAUSADOS PELAS PANDEMIAS EM SEUS DIFERENTES CONTEXTOS NA EDUCAÇÃO, ESPECIFICAMENTE EM VIRTUDE DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO ADOTADAS QUE LEVOU AO FECHAMENTO DAS ESCOLAS. EM TEMPOS PASSADOS DEVIDO A FALTA DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA CONTINUAVA VINCULADO AO MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO EXISTENTE, NO ENTANTO, PARA O ATUAL MOMENTO, O ENSINO REMOTO SERVIU DE ALTERNATIVA PARA GARANTIR A CONTINUIDADE DO ENSINO, PROPORCIONANDO ASSIM UMA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, IMPACTANDO NEGATIVAMENTE NA VIDA DOS ESTUDANTES MARCADOS POR ASSIMETRIA SOCIAIS, DESPROVIDOS DO ACESSO À INTERNET E DE APARELHOS TECNOLÓGICOS.