ESTE TRABALHO SE FUNDAMENTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS LÚDICOS NOS ANOS INICIAIS EXPLICITANDO TODO O DECORRER DO PROCESSO, DESDE O LÚDICO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E COM SE DESENVOLVE NOS ANOS INICIAIS, NOSSO OBJETIVO É ENTENDER COMO ABORDAR A LUDICIDADE NA SALA DE AULA E A SUA IMPORTÂNCIA. DE ACORDO COM ALMEIDA (2000) PIAGET (1978) KISHIMOTO (1994) QUE CONTRIBUÍRAM PARA O ENRIQUECIMENTO DO PRESENTE TRABALHO CONTRIBUINDO PARA ACREDITARMOS AINDA MAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, POIS A MESMA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL DO ALUNO, E QUE, A QUALIDADE DO TRABALHO EDUCATIVO É QUE FAZ A DIFERENÇA NA SUA FORMAÇÃO, SENDO ASSIM VIMOS QUE O LÚDICO COMO UMA ALTERNATIVA PARA CONTRIBUIR COM A PRÁTICA DIÁRIA DO PROFESSOR. É NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE QUÃO AVANÇO O INCENTIVO DA PRÁTICA LÚDICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, PORÉM AINDA EXISTE O QUE AVANÇAR, COM TAMBÉM A REFLEXÃO PRINCIPALMENTE NA CONSCIÊNCIA DE TODOS, POIS O LÚDICO PROPICIAR LIBERDADE DE EXPRESSÕES, VIVENCIAS, SOCIALIZAÇÕES E MELHORA O INTELECTO, BEM COMO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS, POIS EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS PODEM PROVAR QUE O LÚDICO É UMA FERRAMENTA MUITO EFICAZ E QUE DEVE SER UTILIZADA NA ESCOLA. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO FUNDAMENTAÇÃO DE PESQUISA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA.