ESTA PESQUISA VISA ANALISAR O ENSINO REMOTO UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS A FIM DE ENGAJAR OS ALUNOS E CENTRALIZADO NA SA?DE EMOCIONAL DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. COM O PROP?SITO DE FORTALECER TANTO OS PROFESSORES QUANTO OS ALUNOS EM SUAS COMPET?NCIAS EMOCIONAIS DURANTE O PER?ODO DE PANDEMIA. E TAMB?M PROPORCIONAR MOMENTOS DE HUMANIZA??O, ENGLOBANDO TODA COMUNIDADE ESCOLAR, DE FORMA REMOTA DEVIDO A COVID-19, ATRAV?S DE LIVES CONTENDO TEM?TICAS COMUNS PARA PROFESSORES E ALUNOS. A METODOLOGIA USADA COLETOU DADOS POR MEIO DOS FORMUL?RIOS GOOGLE FORM ? QUESTION?RIO, E ENTREVISTAS MEDIADAS PELO GOOGLE MEET. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA. CRUZAMOS OS DADOS PROVENIENTES DAS RESPOSTAS DOS QUESTION?RIOS E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADA E ELABORAMOS GR?FICOS PARA AN?LISE DOS REFERIDOS DADOS. O EMBASAMENTO TE?RICO DESTA PESQUISA FUNDAMENTOU-SE EM FREIRE (1991), COSTA (2001),VYGOTSKY (2003), ROJO (2013), FRAGA & DECARLI (2018), TRIVI?OS (1987) E OUTROS. O ESTUDO PERMITIU ANALISAR DURANTE O ENSINO REMOTO A??ES QUE TRATARAM DA SA?DE EMOCIONAL DOS PROFESSORES E ALUNOS. O OBJETIVO PRINCIPAL EM RELA??O A CONTRIBUIR COM A SA?DE EMOCIONAL DA COMUNIDADE ESCOLAR FOI ATINGIDO. VIVENCIAMOS NESTE S?CULO A REVOLU??O INDUSTRIAL 4.0 QUE NECESSITA DE UM OLHAR VOLTADO PARA A EDUCA??O 5.0 QUE CAPACITE OS ALUNOS PARA SUA INSER??O NO MUNDO DO TRABALHO, SABENDO LIDAR COM O SEU EQUIL?BRIO EMOCIONAL. A ABORDAGEM ? SUSCET?VEL ? ESCOLA T?CNICA ESTADUAL EM PE E REFERE-SE A RELATO DE EXPERI?NCIA