ESTE TRABALHO TENCIONA ANALISAR O IMPACTO QUE O PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO NO CAMPUS DE TANGARÁ DA SERRA (UNEMAT-TANGARÁ), VERIFICANDO-SE AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DESTE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, ENTRE OS QUAIS: A APROXIMAÇÃO DOS CAMPOS DA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO INICIAL; A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E A RELEVÂNCIA DA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA COMO MECANISMOS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO. NA PERSPECTIVA TEÓRICA, FORAM CONSULTADOS DOCUMENTOS OFICIAIS: PORTARIAS, RESOLUÇÕES, EDITAIS; OS QUAIS FORNECERAM A BASE LEGAL PARA A COMPREENSÃO DA TEMÁTICA. ALÉM DO SUPORTE DA LEGISLAÇÃO, HÁ OUTROS CONCEITOS RELEVANTES PARA A PESQUISA: O DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PRESSUPOSTO INDISPENSÁVEL PARA PESQUISA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE, A PARTIR DE AUTORES COMO GARCIA (1999) QUE SUGERE A JUSTAPOSIÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. ASSIM, BUSCOU-SE APRESENTAR COMO OS SABERES ADQUIRIDOS AO LONGO DA GRADUAÇÃO/PRÁTICA AJUDARAM A CONSTITUIR AS COMPETÊNCIAS EPISTEMOLÓGICA E PEDAGÓGICA DO FUTURO PROFESSOR. PARA A PESQUISA, INVESTIGOU-SE O DESENVOLVIMENTO DO PIBID, A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, CUJOS DADOS COLETADOS FORAM ANALISADOS, SEGUNDO A PERSPECTIVA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO BARDIN (2002), A FIM DE COMPREENDER EM QUE MEDIDA AS VIVÊNCIAS OPORTUNIZADAS PELO PROGRAMA CONTRIBUÍRAM NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL.