A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR É UM PROBLEMA FREQUENTE E QUE CAUSA DIVERSAS PERDAS EM DIFERENTES ÂMBITOS. COM A POSSIBILIDADE DE TRAÇAR O CAMINHO ANTERIOR À EVASÃO É POSSÍVEL QUE A INSTITUIÇÃO POSSA AGIR PARA EVITAR O ABANDONO POR PARTE DOS ALUNOS DE SEUS CURSOS. AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM SER USADAS A NOSSO FAVOR NA ANÁLISE DAS SIMILARIDADES ENTRE OS ALUNOS QUE EVADEM, VISTO QUE A ANÁLISE DE UMA QUANTIDADE GRANDE DE DADOS DE MANEIRA MANUAL É INVIÁVEL. A UTILIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA EM ANÁLISES EDUCACIONAIS JÁ FOI REPORTADA EM ALGUNS TRABALHOS. NESTE PROJETO ANALISAMOS OS FATORES QUE LEVAM OS ESTUDANTES A EVASÃO DO ENSINO SUPERIOR, USANDO DADOS REFERENTES AOS CURSOS DE UMA UNIVERSIDADE NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO NO DECORRER DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. UTILIZANDO A APRENDIZAGEM DE MÁQUINA FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR O PERFIL DE ALUNOS EVADIDOS COM PRECISÃO DE 94% USANDO DIVERSOS CLASSIFICADORES A PARTIR DE UM CONJUNTO DE ATRIBUTOS PRÉ-SELECIONADOS.