O CONTE?DO DE GEN?TICA NAS ESCOLAS MUITAS VEZES S?O APRESENTADOS DE FORMAS DECORATIVAS, SEM FAZER CONEX?O COM A REALIDADE DOS ALUNOS. DIANTE DISSO ? PAPEL DO PROFESSOR BUSCAR FERRAMENTAS E FORMAS DE ENSINO EM QUE OS ALUNOS TORNEM-SE PROTAGONISTAS DO SEU APRENDIZADO. AS AULAS PR?TICAS BUSCAM TRAZER DE FORMA F?CIL E CONTEXTUALIZADA O ASSUNTO A SER ABORDADO NA SALA DE AULA. VISANDO ISSO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR E CONHECER A COMPOSI??O DO DNA A PARTIR DE EXTRA??ES DESTAS MOL?CULAS EM EXPERIMENTOS CASEIROS ATRAV?S DE ALIMENTOS SIMPLES COMO A BANANA. A OFICINA FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 1? ANO DO ENSINO M?DIO. AS AULAS PR?TICAS PROMOVEM A CONSTRU??O DO ENSINO DE FORMA EFICIENTE E DIN?MICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BUSCANDO ALCAN?AR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS COM M?TODOS DIVERSIFICADOS.