O LEVANTAMENTO E ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA DELINEAR DIVERSAS AÇÕES DE FUTURAS INTERVENÇÕES CIENTÍFICAS. NESTE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO VISOU ANALISAR AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, QUANTO A DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS RELACIONADOS AO DESCRITOR E TEMÁTICA “ASTRONOMIA”. ESTA ANÁLISE CONSIDEROU TODAS AS DOZE EDIÇÕES DESTE EVENTO BIANUAL E INICIADO NO ANO DE 1997. A BUSCA OCORREU POR TRABALHOS COMPLETOS QUE ABORDARAM CONCEITOS DE ASTRONOMIA. RETORNARAM UM MONTANTE DE CENTO E SETE ARTIGOS OS QUAIS FORAM CATEGORIZADOS QUANTO AO ANO DE PUBLICAÇÃO; INSTITUIÇÃO DE ENSINO; NÍVEL DE ENSINO; FOCO TEMÁTICO E CONTEÚDO DE ASTRONOMIA. OS RESULTADOS APONTARAM: UM CRESCIMENTO DO NÚMERO DE PRODUÇÕES PARA AS EDIÇÕES MAIS RECENTES; QUE AS PESQUISAS EM ENSINO E EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA CONTEMPLAM PRINCIPALMENTE O ENSINO FUNDAMENTAL; QUE AS PESQUISAS SÃO, EM GERAL, REALIZADAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS; QUE O FOCO TEMÁTICO RECAI NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E NO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS; QUE OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA FOCALIZAM EM TEMÁTICAS GERAIS.