NO NOSSO PAÍS OS LIVROS DIDÁTICOS SÃO A ÚNICA FONTE PARA ESTUDO DE DIVERSOS ESTUDANTES, E COM ISSO OS LD DEVEM SER BEM ESCOLHIDOS PELOS RESPONSÁVEIS E DO OUTRO LADO TEMOS A CEGUEIRA BOTÂNICA QUE PASSAM TÃO IMPERCEPTÍVEL PARA A MAIORIA QUE ESTUDA OU E NAS ESCOLAS NÃO SÃO AO CONTRÁRIO AS PLANTAS DOS PEQUENOS GRUPOS SÃO AS MAIS AFETADAS, ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ESSES LIVROS QUE ESTÃO CHEGANDO NAS ESCOLA, DESTA FORMA ESCOLHEMOS TRÊS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM PARA ANALISAR ESSES LIVROS, OS LIVROS ESCOLHIDOS FORAM DE 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES E AS TRÊS ESCOLAS FAZIAM USO DO MESMO LIVRO, QUE É #BIOLOGIACONTATO DA EDITORA QUINTETO E AUTORES MARCELA OGO E LEANDRO GODY, DO ANO DE 2016 PARA INVESTIGAR O QUE ESSES LIVROS POSSUÍAM DE PTERIDÓFITAS. VERIFICANDO ESSES LIVROS, L1, DE 1ª SÉRIE, L2 DE 2ª SÉRIE E L3 DE 3ª SÉRIE, ASSIM CHEGAMOS O SEGUINTE RESULTADO: L1 NÃO POSSUEM NENHUM ASSUNTO ABORDANDO PTERIDÓFITAS O L2 POSSUEM UMA SUBDIVISÃO PARA ESSAS PLANTAS, PORÉM BEM SUCINTO E REPLETO DE IMAGEM E POUCO TEXTO, ONDE VIMOS QUE O PROBLEMA AGORA É O EXCESSO DE IMAGENS, E A SUPERFICIALIDADE, O L3 COMO O L1 NÃO POSSUI NENHUM VESTÍGIO SOBRE O TEMA. DESTA FORMA, OS LD CONTINUAM CHEGANDO PARA OS ALUNOS DE FORMA ERRONIA E COLABORANDO PARA A CONTINUAÇÃO DA CEGUEIRA BOTÂNICA.