SABENDO QUE LINGUAGEM É UM DOS PRINCIPAIS MEIOS DE MANUTENÇÃO DA VIDA SOCIAL, POIS É RESPONSÁVEL PELA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS MOTIVOS DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO AINDA EXISTIR, PRINCIPALMENTE NAS REGIÕES DE CLASSE BAIXA, O MESMO DISCORRERÁ SOBRE TAL SITUAÇÃO VIVENCIADA POR PESSOAS DE DIFERENTES REGIÕES. PARA AUXILIAR FORAM ESPECIFICADAS TRÊS AÇÕES: ANALISAR POR QUE ESSE PRECONCEITO SE DISSEMINA PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS; INVESTIGAR COMO AS VARIAÇÕES DA LÍNGUA PODEM AJUDAR PARA QUE ESSE PRECONCEITO OCORRA; EXAMINAR POR QUE ESSE TIPO PRECONCEITO AINDA ACONTECE EM UM IDIOMA TÃO DIVERSIFICADO COMO O PORTUGUÊS. CONSIDERANDO A TEMÁTICA TRABALHADA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO, FEITO PELOS AUTORES DO ARTIGO, COM CINCO PERGUNTAS ABERTAS. PARTICIPARAM SEIS PESSOAS, SENDO CINCO PESSOAS QUE NASCERAM E CRESCERAM EM OUTRO ESTADO VIERAM MORAR NA CIDADE DE BALSAS-MA E UMA QUE NASCEU E CRESCEU NA CIDADE. OS PARTICIPANTES DO QUESTIONÁRIO FORAM SELECIONADOS POR ACESSIBILIDADE E POR CAUSA DA PANDEMIA DO VÍRUS COVID-19, O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO VIA ON-LINE. APÓS A APLICAÇÃO DO MESMO TODAS AS RESPOSTAS FORAM COLETADAS E OS DADOS TABULADOS E ANALISADOS, COM AUXÍLIO DE AUTORES QUE ABORDAVAM Á TEMÁTICA PARA MELHOR COMPREENSÃO DAS RESPOSTAS E AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ESSAS PESSOAS.