O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PASSOU POR GRANDES MUDANÇAS, PRINCIPALMENTE, A PARTIR DA DÉCADA DE 1980. ENTENDENDO QUE ESSAS MUDANÇAS TÊM RELAÇÃO DIRETA COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, LEITURA E ESCRITA, E PRODUÇÃO TEXTUAL EM CONSONÂNCIA COM AS CONCEPÇÕES DE IDENTIDADE, CULTURA, SOCIEDADE E LÍNGUA PRESENTES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA TURMA DE 5° ANO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO. ESSA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, REALIZADA POR MEIO DE ESTUDO DE CASO. FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES COMO ANTUNES (1937;), ANTUNES (2009;), SOARES (2008), BUNZEN (2006) E MENDONÇA (2006), GERALDI (2006), E CAGLIARI (1998), BORTONI-RICARDO. A PRÁTICA DOCENTE EM QUESTÃO FUNDAMENTA-SE NUMA CONCEPÇÃO DE ENSINO DESCONTEXTUALIZADA E FRAGMENTADA, DESCONSIDERANDO OS ASPECTOS INTERACIONISTAS DA LINGUAGEM, COM UM VIÉS MECANICISTA. APESAR DOS AVANÇOS COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FALTA APROPRIAÇÃO TEÓRICA, O QUE PODE SER DESENVOLVIDO AINDA MAIS NAS FORMAÇÕES CONTINUADAS.