Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA SUGESTÃO DE ATIVIDADE UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL: DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, SOFTWARES, GEOGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, FUNÇÃO EXPONENCIAL Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79492
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 834
    "titulo" => "UMA SUGESTÃO DE ATIVIDADE UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL: DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "COM O INTUITO DE EXPLORAR O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, O PRESENTE ARTIGO VISA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE VOLTADA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, RELACIONANDO OS CONCEITOS REFERENTES À FUNÇÃO EXPONENCIAL COM AS FERRAMENTAS PRESENTES NO SOFTWARE GEOGEBRA. ATRAVÉS DE COMANDOS SIMPLES E OBJETIVOS, FOI CONSTRUÍDA UMA PROPOSTA INTERATIVA QUE BUSCA ATRAIR A CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES, DE MODO QUE ESTES POSSAM PARTICIPAR ATIVAMENTE DE CADA ETAPA DO PROCESSO APRESENTADO PELO PROFESSOR. NESSE SENTIDO, COM A FACILIDADE PROPORCIONADA PELO SOFTWARE DE SE REPRESENTAR GEOMETRICAMENTE E ALGEBRICAMENTE OS CONCEITOS A SEREM ABORDADOS, ESPERA-SE QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE COMPREENDER E SISTEMATIZAR, ATRAVÉS DE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA, TANTO AS CARACTERÍSTICAS QUANTO AS RESTRIÇÕES DECORRENTES DA FUNÇÃO EXPONENCIAL. ALÉM DISSO, DIANTE DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS REALIZADOS NOS ÚLTIMOS ANOS, PROPOSTAS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MEDIANTE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, PROPORCIONAM UMA LINGUAGEM MAIS PRÓXIMA DA VIVÊNCIA DOS ALUNOS E, COM ISSO, ALMEJA-SE INTEGRAR O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO COTIDIANO DELES, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA MAIS LÚDICA EM COMPARAÇÃO COM AS AULAS EXPOSITIVAS TRADICIONAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, SOFTWARES, GEOGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, FUNÇÃO EXPONENCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID834_08062021105459.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS CHAGAS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS CHAGAS"
    "autor_email" => "mateus.chagas@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79492
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 834
    "titulo" => "UMA SUGESTÃO DE ATIVIDADE UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL: DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "COM O INTUITO DE EXPLORAR O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, O PRESENTE ARTIGO VISA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE VOLTADA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, RELACIONANDO OS CONCEITOS REFERENTES À FUNÇÃO EXPONENCIAL COM AS FERRAMENTAS PRESENTES NO SOFTWARE GEOGEBRA. ATRAVÉS DE COMANDOS SIMPLES E OBJETIVOS, FOI CONSTRUÍDA UMA PROPOSTA INTERATIVA QUE BUSCA ATRAIR A CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES, DE MODO QUE ESTES POSSAM PARTICIPAR ATIVAMENTE DE CADA ETAPA DO PROCESSO APRESENTADO PELO PROFESSOR. NESSE SENTIDO, COM A FACILIDADE PROPORCIONADA PELO SOFTWARE DE SE REPRESENTAR GEOMETRICAMENTE E ALGEBRICAMENTE OS CONCEITOS A SEREM ABORDADOS, ESPERA-SE QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE COMPREENDER E SISTEMATIZAR, ATRAVÉS DE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA, TANTO AS CARACTERÍSTICAS QUANTO AS RESTRIÇÕES DECORRENTES DA FUNÇÃO EXPONENCIAL. ALÉM DISSO, DIANTE DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS REALIZADOS NOS ÚLTIMOS ANOS, PROPOSTAS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MEDIANTE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, PROPORCIONAM UMA LINGUAGEM MAIS PRÓXIMA DA VIVÊNCIA DOS ALUNOS E, COM ISSO, ALMEJA-SE INTEGRAR O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO COTIDIANO DELES, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA MAIS LÚDICA EM COMPARAÇÃO COM AS AULAS EXPOSITIVAS TRADICIONAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, SOFTWARES, GEOGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, FUNÇÃO EXPONENCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID834_08062021105459.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS CHAGAS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS CHAGAS"
    "autor_email" => "mateus.chagas@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

COM O INTUITO DE EXPLORAR O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, O PRESENTE ARTIGO VISA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE VOLTADA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, RELACIONANDO OS CONCEITOS REFERENTES À FUNÇÃO EXPONENCIAL COM AS FERRAMENTAS PRESENTES NO SOFTWARE GEOGEBRA. ATRAVÉS DE COMANDOS SIMPLES E OBJETIVOS, FOI CONSTRUÍDA UMA PROPOSTA INTERATIVA QUE BUSCA ATRAIR A CURIOSIDADE DOS ESTUDANTES, DE MODO QUE ESTES POSSAM PARTICIPAR ATIVAMENTE DE CADA ETAPA DO PROCESSO APRESENTADO PELO PROFESSOR. NESSE SENTIDO, COM A FACILIDADE PROPORCIONADA PELO SOFTWARE DE SE REPRESENTAR GEOMETRICAMENTE E ALGEBRICAMENTE OS CONCEITOS A SEREM ABORDADOS, ESPERA-SE QUE OS ALUNOS SEJAM CAPAZES DE COMPREENDER E SISTEMATIZAR, ATRAVÉS DE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA, TANTO AS CARACTERÍSTICAS QUANTO AS RESTRIÇÕES DECORRENTES DA FUNÇÃO EXPONENCIAL. ALÉM DISSO, DIANTE DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS REALIZADOS NOS ÚLTIMOS ANOS, PROPOSTAS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MEDIANTE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, PROPORCIONAM UMA LINGUAGEM MAIS PRÓXIMA DA VIVÊNCIA DOS ALUNOS E, COM ISSO, ALMEJA-SE INTEGRAR O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NO COTIDIANO DELES, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA MAIS LÚDICA EM COMPARAÇÃO COM AS AULAS EXPOSITIVAS TRADICIONAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.