A ARTICULAÇÃO DA PSICOLOGIA COM A EDUCAÇÃO OPORTUNIZOU A EMERGÊNCIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL NO BRASIL COMO UM DOS CAMPOS POSSÍVEIS DE ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS, PRINCIPALMENTE DIANTE DAS INTENSAS MUDANÇAS QUE ACARRETARAM CONTRARIEDADES SOCIOECONÔMICAS, ESTRUTURAIS E NOS MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. SENDO A PSICOLOGIA CONVOCADA PARA A COMPREENSÃO DOS ASPECTOS QUE DIZEM RESPEITO ÀS QUEIXAS ESCOLARES. ENTENDENDO-SE POR “QUEIXA ESCOLAR” AS DEMANDAS FORMULADAS POR PAIS, PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS ACERCA DE DIFICULDADES E PROBLEMAS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES NO AMBIENTE ESCOLAR. ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA QUE TEM COMO OBJETIVO PROBLEMATIZAR A TEMÁTICA DAS QUEIXAS ESCOLARES NO BRASIL, INTER-RELACIONANDO-AS AO CAMPO DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL. AS FONTES CONSULTADAS PARA A ELABORAÇÃO DO ESTUDO FORAM ARTIGOS NACIONAIS DISPONIBILIZADOS DE FORMA INTEGRAL EM BASES DE DADOS E REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS, BEM COMO CADERNOS TEMÁTICOS DISPONIBILIZADOS EM SITES DA ÁREA DE PSICOLOGIA. COMO PRINCIPAL RESULTADO TÊM-SE O IMPORTANTE PAPEL DAS PESSOAS PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA QUE ATUAM NOS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO NO PROTAGONISMO DE PRÁTICAS COLETIVAS PROPULSORAS DE MELHORIAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO CONTEXTO EDUCACIONAL. CONCLUI-SE QUE A PRODUÇÃO TEÓRICA ABORDA EM SUA MAIORIA ASPECTOS RELACIONADOS À NECESSIDADE DE MAIOR ARTICULAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO FRENTE ÀS NOVAS CONFIGURAÇÕES SOCIOCULTURAIS E NA CONSIDERAÇÃO DA DIVERSIDADE DE VIDAS E DE CONTEXTOS DE RELAÇÕES QUE PERMEIAM OS AMBIENTES EDUCACIONAIS.