O PRESENTE ENSAIO, SEM BUSCARÁ APRESENTAR ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E EMANCIPAÇÃO BASEADAS EM CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESCLARECIMENTO E A SOCIEDADE EXPRESSAS NOS LIVROS “DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO” DE ADORNO E HORKHEIMER, E “EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO” DE ADORNO. NÃO SE TRATA DE UMA RESENHA! NÃO HÁ A PRETENSÃO DE CONCLUSIVIDADE, VISTO QUE O INACABAMENTO IMPULSIONA NOVOS INTERCAMBIAMENTOS DE IDEIAS E A DESCOBERTA DE UM INFINDÁVEL NÚMERO DE SIGNIFICADOS E REPRESENTAÇÕES, APRESENTA DISCUSSÕES ENTRE CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS FRENTE AOS CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS. TRATA-SE DE UM TEXTO CONSTRUÍDO FUNDAMENTADO POR PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DO INTERCAMBIAMENTO DE IDEIAS A PARTIR DAS DISCUSSÕES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO DA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO E TEORIA CRÍTICA”, PARCERIA ENTRE UNIFESP/UEM, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – MESTRADO.