FALAR SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES É ALGO EXTREMAMENTE IMPORTANTE E QUE DEVE SER DIALOGADO SEMPRE. NA FORMAÇÃO INICIAL, É POSSÍVEL PERCEBER TODOS OS DESAFIOS, TANTO URBANOS QUANTO NO ÂMBITO RURAL, ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE FORMA QUE PODEM REFLETIR SOBRE A PRÁXIS PEDAGÓGICA. MAS, AFINAL, QUE TIPO DE PROFESSORES QUEREMOS SER? O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DISCUTIR ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL E SEUS INÚMEROS DESAFIOS QUE ESTÃO A SURGIR. A METODOLOGIA SERÁ POR MEIO DA ANÁLISE QUALITATIVA, UTILIZANDO O DIÁRIO DE BORDO. COM BASE EM REFERÊNCIAS DE AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM/CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE NA EDUCAÇÃO, AS REFLEXÕES SE CONSTROEM. VALE RESSALTAR QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VAI ALÉM DE COMPREENDER TEORIAS E PROBLEMATIZAR SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM; NÃO BASTA APENAS SER PROFESSOR, É PRECISO PERTENCER À REALIDADE DE ORIGEM, SABER AJUDAR A TODOS QUANDO POSSÍVEL, COM SABEDORIA, SER HUMANO ACIMA DE TUDO.