ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER AS EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES, QUE TAMBÉM SÃO ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO, SOBRE DIVERSIDADE E PLURALIDADE CULTURAL NA ESCOLA. ALÉM DISSO, TEM COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IDENTIFICAR COMO OS PROFESSORES FAZEM A SELEÇÃO CURRICULAR PARA AS AULAS; ANALISAR AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM TRABALHAR TEMÁTICAS SOBRE DIVERSIDADE; COMPREENDER A CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE E DA PLURALIDADE CULTURAL. COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS FORAM UTILIZADOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM 49 ALUNOS DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE ALAGOAS, QUE TAMBÉM SÃO PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, NOS NÍVEIS INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS DOCENTES FAZEM A SELEÇÃO CURRICULAR COM BASE NO QUE JULGAM IMPORTANTE E ABORDAM EM SALA, E QUE AINDA HÁ DIFICULDADES EM ABORDAR AS TEMÁTICAS DE RELIGIÕES, DE RAÇA/ ETNIA E DE GÊNERO. QUASE TODOS JÁ SE DEPARARAM COM SITUAÇÕES DE PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO OU EXCLUSÃO EM SALA DE AULA E, SENDO ASSIM, JÁ BUSCARAM PROMOVER ATIVIDADES OU PROJETOS DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE, BEM COMO JÁ CONTRIBUÍRAM PARA DIMINUIR FORMAS DE PRECONCEITO OU DISCRIMINAÇÃO. EMBORA UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DOS INFORMANTES TENHA SILENCIADO NESSAS SITUAÇÕES, ISSO PODE SER JUSTIFICADO PELA AUSÊNCIA DE FORMAÇÃO E DE PREPARAÇÃO PARA TRABALHAR SOBRE PLURALIDADE CULTURAL.