A MORFOSSINTAXE É UM IMPORTANTE CONTEÚDO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO
DA LÍNGUA. PARA QUE O ENSINO DE MORFOSSINTAXE SEJA, DE FATO, PRODUTIVO, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR
CONCEBA, EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, A LINGUAGEM ENQUANTO INTERAÇÃO. ESSA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM
NOS PERMITE COMPREENDER QUE TODO ENSINO DE LÍNGUA DEVE TER COMO OBJETO DE ANÁLISE O TEXTO, TENDO EM
VISTA QUE É, POR MEIO DELE, QUE OCORREM AS NOSSAS INTERAÇÕES SOCIAIS, O QUE FAZ COM QUE TENHAMOS DE
SUPERAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ENVOLVAM APENAS MEMORIZAÇÃO DE REGRAS, SEM APLICÁ-LAS EM UM
CONTEXTO COMUNICATIVO REAL. NESSE SENTIDO, A ATUAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL REFLETIR SOBRE A
IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS QUE PROPORCIONEM ANÁLISES LINGUÍSTICAS A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS,
O QUE PODERÁ CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO DO USO DA LÍNGUA EM ATIVIDADES DISCURSIVAS SIGNIFICATIVAS.
OPTAMOS POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A APREENSÃO DE CONTEÚDOS,
COMO REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA, CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E ENSINO DE MORFOSSINTAXE.
COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE, A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, COM BASE
EM ATIVIDADES REFLEXIVAS E EFETIVAS, TENDO COMO OBJETO DE ENSINO GÊNEROS TEXTUAIS, O TRABALHO COM A
MORFOSSINTAXE PODE SER DESENVOLVIDO DE MANEIRA EFICAZ E EXITOSA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A
AUTORES, COMO ANTUNES (2014, 2018), KOCH E ELIAS (2009), TRAVAGLIA (2003), POSSENTI (1998), ASSIM
COMO A DOCUMENTOS OFICIAIS, A EXEMPLO DOS PCN (BRASIL, 1997).