Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO PRODUTIVO DA MORFOSSINTAXE PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO DE MORFOSSINTAXE, , Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81125
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2208
    "inscrito_id" => 2770
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DO ENSINO PRODUTIVO DA MORFOSSINTAXE\r\n
      PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA
      """
    "resumo" => """
      A MORFOSSINTAXE É UM IMPORTANTE CONTEÚDO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO\r\n
      DA LÍNGUA. PARA QUE O ENSINO DE MORFOSSINTAXE SEJA, DE FATO, PRODUTIVO, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR\r\n
      CONCEBA, EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, A LINGUAGEM ENQUANTO INTERAÇÃO. ESSA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM\r\n
      NOS PERMITE COMPREENDER QUE TODO ENSINO DE LÍNGUA DEVE TER COMO OBJETO DE ANÁLISE O TEXTO, TENDO EM\r\n
      VISTA QUE É, POR MEIO DELE, QUE OCORREM AS NOSSAS INTERAÇÕES SOCIAIS, O QUE FAZ COM QUE TENHAMOS DE\r\n
      SUPERAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ENVOLVAM APENAS MEMORIZAÇÃO DE REGRAS, SEM APLICÁ-LAS EM UM\r\n
      CONTEXTO COMUNICATIVO REAL. NESSE SENTIDO, A ATUAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL REFLETIR SOBRE A\r\n
      IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS QUE PROPORCIONEM ANÁLISES LINGUÍSTICAS A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS,\r\n
      O QUE PODERÁ CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO DO USO DA LÍNGUA EM ATIVIDADES DISCURSIVAS SIGNIFICATIVAS.\r\n
      OPTAMOS POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A APREENSÃO DE CONTEÚDOS,\r\n
      COMO REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA, CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E ENSINO DE MORFOSSINTAXE.\r\n
      COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE, A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, COM BASE\r\n
      EM ATIVIDADES REFLEXIVAS E EFETIVAS, TENDO COMO OBJETO DE ENSINO GÊNEROS TEXTUAIS, O TRABALHO COM A\r\n
      MORFOSSINTAXE PODE SER DESENVOLVIDO DE MANEIRA EFICAZ E EXITOSA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A\r\n
      AUTORES, COMO ANTUNES (2014, 2018), KOCH E ELIAS (2009), TRAVAGLIA (2003), POSSENTI (1998), ASSIM\r\n
      COMO A DOCUMENTOS OFICIAIS, A EXEMPLO DOS PCN (BRASIL, 1997).
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO DE MORFOSSINTAXE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID2770_30092021185639.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRLENE COSTA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JAIRLENE COSTA DA SILVA SOUZA"
    "autor_email" => "jairlene@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81125
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2208
    "inscrito_id" => 2770
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DO ENSINO PRODUTIVO DA MORFOSSINTAXE\r\n
      PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA
      """
    "resumo" => """
      A MORFOSSINTAXE É UM IMPORTANTE CONTEÚDO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO\r\n
      DA LÍNGUA. PARA QUE O ENSINO DE MORFOSSINTAXE SEJA, DE FATO, PRODUTIVO, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR\r\n
      CONCEBA, EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, A LINGUAGEM ENQUANTO INTERAÇÃO. ESSA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM\r\n
      NOS PERMITE COMPREENDER QUE TODO ENSINO DE LÍNGUA DEVE TER COMO OBJETO DE ANÁLISE O TEXTO, TENDO EM\r\n
      VISTA QUE É, POR MEIO DELE, QUE OCORREM AS NOSSAS INTERAÇÕES SOCIAIS, O QUE FAZ COM QUE TENHAMOS DE\r\n
      SUPERAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ENVOLVAM APENAS MEMORIZAÇÃO DE REGRAS, SEM APLICÁ-LAS EM UM\r\n
      CONTEXTO COMUNICATIVO REAL. NESSE SENTIDO, A ATUAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL REFLETIR SOBRE A\r\n
      IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS QUE PROPORCIONEM ANÁLISES LINGUÍSTICAS A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS,\r\n
      O QUE PODERÁ CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO DO USO DA LÍNGUA EM ATIVIDADES DISCURSIVAS SIGNIFICATIVAS.\r\n
      OPTAMOS POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A APREENSÃO DE CONTEÚDOS,\r\n
      COMO REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA, CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E ENSINO DE MORFOSSINTAXE.\r\n
      COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE, A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, COM BASE\r\n
      EM ATIVIDADES REFLEXIVAS E EFETIVAS, TENDO COMO OBJETO DE ENSINO GÊNEROS TEXTUAIS, O TRABALHO COM A\r\n
      MORFOSSINTAXE PODE SER DESENVOLVIDO DE MANEIRA EFICAZ E EXITOSA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A\r\n
      AUTORES, COMO ANTUNES (2014, 2018), KOCH E ELIAS (2009), TRAVAGLIA (2003), POSSENTI (1998), ASSIM\r\n
      COMO A DOCUMENTOS OFICIAIS, A EXEMPLO DOS PCN (BRASIL, 1997).
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO DE MORFOSSINTAXE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA115_ID2770_30092021185639.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRLENE COSTA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JAIRLENE COSTA DA SILVA SOUZA"
    "autor_email" => "jairlene@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA PARAÍBA IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A MORFOSSINTAXE É UM IMPORTANTE CONTEÚDO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA. PARA QUE O ENSINO DE MORFOSSINTAXE SEJA, DE FATO, PRODUTIVO, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR CONCEBA, EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, A LINGUAGEM ENQUANTO INTERAÇÃO. ESSA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM NOS PERMITE COMPREENDER QUE TODO ENSINO DE LÍNGUA DEVE TER COMO OBJETO DE ANÁLISE O TEXTO, TENDO EM VISTA QUE É, POR MEIO DELE, QUE OCORREM AS NOSSAS INTERAÇÕES SOCIAIS, O QUE FAZ COM QUE TENHAMOS DE SUPERAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ENVOLVAM APENAS MEMORIZAÇÃO DE REGRAS, SEM APLICÁ-LAS EM UM CONTEXTO COMUNICATIVO REAL. NESSE SENTIDO, A ATUAL PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS QUE PROPORCIONEM ANÁLISES LINGUÍSTICAS A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS, O QUE PODERÁ CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO DO USO DA LÍNGUA EM ATIVIDADES DISCURSIVAS SIGNIFICATIVAS. OPTAMOS POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A APREENSÃO DE CONTEÚDOS, COMO REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE GRAMÁTICA, CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E ENSINO DE MORFOSSINTAXE. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE, A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, COM BASE EM ATIVIDADES REFLEXIVAS E EFETIVAS, TENDO COMO OBJETO DE ENSINO GÊNEROS TEXTUAIS, O TRABALHO COM A MORFOSSINTAXE PODE SER DESENVOLVIDO DE MANEIRA EFICAZ E EXITOSA. COMO APORTE TEÓRICO, RECORREMOS A AUTORES, COMO ANTUNES (2014, 2018), KOCH E ELIAS (2009), TRAVAGLIA (2003), POSSENTI (1998), ASSIM COMO A DOCUMENTOS OFICIAIS, A EXEMPLO DOS PCN (BRASIL, 1997).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.