DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (2008) A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO ESTÃO NA QUALIDADE E NÃO NA QUANTIDADE DE CONCEITOS, AOS QUAIS SE BUSCA DAR SIGNIFICADO NOS QUATRO COMPONENTES CURRICULARES. ASSIM, PRETENDE-SE COM ESTE TRABALHO CRIAR UMA FORMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, ATRAVÉS DE ABORDAGENS PRÁTICAS EM SALA DE AULA, ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, PARA MELHORAR PERCEPÇÃO E A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR WALL FERRAZ NA CIDADE DE ÁGUA BRANCA – PI, SOBRE A QUÍMICA E CONDUZI-LOS A UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA ADOTADA FOI UMA PESQUISA DE CAMPO, E O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI UM QUESTIONÁRIO APLICADO EM SALA DE AULA, CONTENDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS EM UM UNIVERSO DE 42 ALUNOS. ONDE 38% DISSERAM QUE GOSTAM DE QUÍMICA, 30% RESPONDERAM QUE GOSTAM MAIS OU MENOS E 32% QUE NÃO GOSTAM. AO DETERMINAR O PERCENTUAL DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS, TEMOS UM INDICATIVO QUE MUITOS DELES QUANDO CONCLUÍREM A 1º SÉRIE TERÃO PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE PARTE DOS ESTUDANTES NÃO GOSTA DA DISCIPLINA E SUAS DIFICULDADES ESTÃO RELACIONADAS À FALTA DE AULAS EXPERIMENTAIS, O DOMÍNIO DE UM CONHECIMENTO PRÉVIO DE MATEMÁTICA PARA A REALIZAÇÃO DE CÁLCULOS QUÍMICOS. PARA CHEGAR AO DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES, FAZ-SE NECESSÁRIO ESTUDO APROFUNDADO E, PORTANTO, VEMOS ESSA PESQUISA COMO UM DIRECIONAMENTO PARA FUTUROS ESTUDOS.